Ucrânia denuncia “ocupação” da Rússia com bloqueio de aeroportos na Crimeia

  • Por Agencia EFE
  • 28/02/2014 06h03

Kiev, 28 fev (EFE).- O ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov, denunciou nesta sexta-feira o bloqueio por militares russos dos aeroportos de Sebastopol e Simferopol, na república autônoma da Crimeia, uma ação que classificou como “invasão militar e ocupação”.

“Dentro do aeroporto (de Sebastopol) há militares e guardas de fronteiras da Ucrânia. Mas fora, militares com uniforme de camuflagem e armados, sem distintivos, mas que não escondem que pertencem à Frota do Mar Negro da Rússia”, escreveu Avakov em seu perfil do Facebook.

O titular interino de Interior precisou que efetivos da polícia monitoram o perímetro exterior do aeroporto, situado na cidade em que fica a base naval da Frota do Mar Negro da Rússia.

Em Simferopol, a capital da república autônoma, “119 militares com armas automáticas, uniformes camuflados e sem distintivos, chegaram ao aeroporto em vários caminhões, entraram no edifício e ocuparam o restaurante”, denunciou Avakov.

“Não escondem que pertencem às Forças Armadas da Federação da Rússia. Ao serem perguntados por efetivos do Ministério do Interior da Ucrânia”, que lhes disseram que são militares e que não têm o direito de estar ali, “respondem que não têm instruções para negociar” com a polícia, acrescentou o ministro.

Avakov classificou as ações como “invasão armada e ocupação, e violação de todas as normas e acordos internacionais”.

“É uma provocação aberta para suscitar um conflito armado e causar derramamento de sangue. Já não é mais competência do Ministério do Interior. Quem deve se encarregar agora é o Conselho de Segurança Nacional e Defesa. Enquanto não houver um conflito armado, devem falar os diplomatas”, concluiu.

Horas antes das tropas russas chegarem ao aeroporto de Simferopol, um grupo armado pró-Rússia invadiu o mesmo recinto, mas se retirou logo em seguida, após comprovar que não havia tropas ucranianas no terminal.

Grupos armados similares tomaram ontem as sedes do Parlamento e do governo autônomo da Crimeia.

Também ontem, o Legislativo da Crimeia aprovou a realização de um referendo, no próximo dia 25 de maio – o mesmo dia em que acontecem as eleições presidenciais antecipadas ucranianas -, sobre a ampliação das competências da república autônoma.

“Você apoia a autodeterminação da Crimeia dentro da Ucrânia com base em acordos e tratados internacionais?”, diz a pergunta que será apresentada para consulta popular.

Cerca de 2 milhões de habitantes vivem na Crimeia, quase 60% deles são de etnia russa, 25% ucranianos e 12% tártaros.

Os russos da Crimeia acusam as novas autoridades em Kiev de usurpação do poder, após a deposição do ex-presidente Viktor Yanukovich, e de querer impor a cultura ucraniana.

Por sua parte, os tártaros defendem a unidade e integridade territorial da Ucrânia e se opõem à realização do referendo.

A Crimeia, uma península banhada pelo Mar Negro e que é sede de uma base naval russa em Sebastopol, foi “dada” em 1954, pelo então líder soviético, Nikita Kruschev, à Ucrânia, uma das repúblicas que formavam a URSS. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.