UE dá sinal verde para acordo de transferência de dados com os EUA

  • Por Estadão Conteúdo
  • 26/07/2016 12h22
Wikimédia União Europeia parlamento

Reguladores da União Europeia deram nesta terça-feira aval para um novo acordo de transferência de dados entre o bloco e os Estados Unidos. Os EUA e a Comissão Europeia, braço executivo do bloco, finalizaram o acordo em meados de julho, após meses de negociações sobre detalhes técnicos do mecanismo.

A Comissão Europeia disse que incorporou recomendações de autoridades nacionais para proteção de dados e do Parlamento Europeu, em sua decisão final. A intenção era garantir que os dados europeus sejam protegidos de maneira adequada da vigilância norte-americana, quando transferidos para servidores sediados nos EUA.

O novo mecanismo, conhecido como Escudo de Privacidade, substitui um anterior que foi desmantelado pela Corte Europeia de Justiça ante a preocupação de uma vigilância em massa dos EUA A decisão gerou incerteza para milhares de companhias que dependiam desse sistema para enviar informações de negócios pelo Atlântico.

O novo modelo deve ser contestado em tribunais por ativistas pela privacidade, mas o aval de reguladores reduz a incerteza.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.