UE e Otan aumentam cooperação para combater guerra híbrida

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 15h30

Antalya (Turquia), 14 mai (EFE).- A União Europeia (UE) e a Otan aumentarão a cooperação contra as táticas de guerra híbrida, que além da força utiliza técnicas como a desinformação.

“A alta representante (da UE), Federica Mogherini, e eu decidimos pedir a nossas equipes que intensifiquem a cooperação entre a UE e a Otan na luta contra a guerra híbrida”, anunciou nesta quinta-feira o secretário-geral aliado, Jens Stoltenberg, ao término de uma reunião dos ministros das Relações Exteriores da Aliança em Antalya (Turquia).

De acordo com Stoltenberg, os atuais desafios “requerem uma resposta integral” e ressaltou que com esta cooperação também se intensificam “a proteção dos cidadãos e a defesa dos valores democráticos”.

O secretário-geral da Aliança disse que, desta maneira, a UE e a Otan pretendem “trabalhar rapidamente e de maneira eficaz no caso de alguma ameaça híbrida contra qualquer um dos membros”.

“O objetivo principal é garantir que, no caso de uma ameaça híbrida, haja clareza sobre quem faz o que e quando”, acrescentou.

Stoltenberg comentou que, com “uma disposição maior da Otan, mais apoio aos vizinhos e uma cooperação reforçada com a UE, é possível ajudar a estabilizar as vizinhanças no leste e o sul”.

Mogherini, que nesta quinta-feira participou da reunião ministerial aliada, disse que defende a cooperação com a Otan e que suas estratégias sejam “complementares” diante de “ameaças comuns”.

A Otan já alertou que, na crise no leste da Ucrânia, identificou o uso de táticas militares híbridas que combinam operações convencionais e paramilitares, assim como campanhas de desinformação.

Stoltenberg assegurou que a Otan aumentará as trocas de informação entre os serviços de inteligência, assim como melhorará a defesa virtual, visto que “a guerra híbrida combina diferentes tipos de ameaças”.

“Enfrentamos uma desinformação sofisticada e campanhas de radicalização. Nossa melhor arma contra a desinformação é a informação baseada em nossos valores de democracia, liberdade de expressão e sociedades abertas”, declarou.

Nesse contexto, Jens Stoltenberg também comemorou o anúncio do Reino Unido, que impulsionará um fundo para “apoiar comunicações estratégicas” e outro para melhorar os órgãos de defesa, que terá o apoio da Turquia.

“Essa é uma iniciativa excelente para apoiar nossos membros enquanto reforçam suas defesas, porque se nossos vizinhos estiverem mais estáveis, estaremos mais seguros”, comentou.

Além disso, Stoltenberg anunciou que a Otan compartilhará mais informação com Suécia e Finlândia sobre a situação na zona do Mar Báltico, com a perspectiva de também realizar mais ações conjuntas. EFE

rja/vnm

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.