UE: Espanha descumprirá meta de déficit de 2013, mas não a de 2014

  • Por Agencia EFE
  • 25/02/2014 13h22

Bruxelas, 25 fev (EFE).- A Espanha descumprirá em dois décimos a meta de déficit de 6,5% do PIB fixada pela União Europeia (UE) para 2013 se for excluído o impacto da recapitalização dos bancos, mas atingirá o objetivo estabelecido para este ano, segundo as previsões econômicas divulgadas nesta terça-feira pela Comissão Europeia (CE).

A instituição calcula que o déficit será de 7,2% do PIB para o conjunto de 2013, mas ressalta que 0,5% corresponde à ajuda aos bancos como parte do resgate ao setor, o que deixaria o desequilíbrio em 6,7%.

Para 2014, a Comissão Europeia prevê que a Espanha alcançará o objetivo de 5,8% do PIB, como estabelecido pela UE quando recebeu mais dois anos – até 2016 – para deixar sua defasagem abaixo de 3%.

O departamento do comissário de Assuntos Econômicos e Monetários, Olli Rehn, explicou que os últimos dados indicam que os ingressos atuais “podem ficar abaixo das expectativas, e algumas verbas de despesas podem não ter diminuído tanto quanto o planejado”.

A CE considera que o cenário macroeconômico ligeiramente melhorado contribuirá para a redução do déficit público neste ano, junto com as medidas apresentadas pelo governo de Mariano Rajoy no orçamento de 2014 e as equivalentes a 0,25% do PIB anunciadas no final do ano passado.

Quanto ao déficit para 2015, a CE prevê que a Espanha descumprirá a meta de 4,2% do PIB, voltando a ampliar a defasagem para 6,5% se não tomar medidas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.