UE mostra apoio à Turquia em esforços contra o terrorismo
Bruxelas, 27 jul (EFE).- A União Europeia (UE) mostrou seu apoio às autoridades turcas e seus esforços contra o terrorismo após o aumento da tensão entre o país e o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), informou nesta segunda-feira a porta-voz comunitária Maja Kocijancic.
A porta-voz explicou que a Alta Representante da UE, Federica Mogherini, está “em constante contato telefônico” com as autoridades, incluído o ministro das Relações Exteriores, Mevlüt Çavusoglu.
“A UE transmitiu à Turquia tanto suas condolências como seu apoio na luta antiterrorista”, disse Kocijancic na entrevista coletiva diária da Comissão Europeia (CE).
Além disso, a porta-voz da chefe da diplomacia europeia destacou a “necessidade de preservar o impulso do processo de paz com a vinculação do povo turco”.
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, anunciou neste sábado a convocação de uma reunião do Conselho do Atlântico Norte para 28 de julho a pedido do governo da Turquia, que apelou ao artigo 4 do tratado de Washington ao se sentir “ameaçado” perante os recentes ataques terroristas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.