UE pede ao Mercosul ambição para continuarem a negociar acordo de associação

  • Por Agencia EFE
  • 26/03/2015 11h32

Bruxelas, 26 mar (EFE).- A comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström, pediu nesta quinta-feira que os países do Mercosul mantenham uma “ambição equivalente” sobre um futuro acordo de associação com a União Europeia, para continuar com uma negociação que permanece bloqueada.

“Há dificuldades”, reconheceu hoje Malmström em entrevista coletiva sobre o impacto do comércio internacional na economia comunitária.

“É preciso garantir que, evidentemente, inclusive se houver vontade por ambas as partes, haja ambições mais ou menos equivalentes”, destacou a comissária sueca.

Perguntada se espera que a UE e os países do Mercosul, com quem a negociação para um acordo de associação está aberto desde 1999, consigam trocar suas primeiras ofertas de acesso a mercados na cúpula euro-latino-americana que será realizada em junho em Bruxelas, Malmström disse que “estamos nos escrevendo” sobre isso.

“Há reuniões. Haverá uma reunião em algumas semanas para ver onde estamos em nível de ambição nas duas partes antes que voltemos a negociar”, assinalou, mas ressaltando que “não posso dar um prazo para isso”.

A negociação entre a União Europeia (UE) e o Mercosul para alcançar um amplo acordo de associação que contenha um tratado de livre-comércio foi iniciada em 1999, mas esteve paralisada durante vários anos pelas posições inflexíveis de ambos lados em defesa dos próprios interesses.

A negociação foi relançada em 2010 na cúpula entre a UE e América Latina e Caribe com a perspectiva de que ambas as partes apresentassem em breve suas ofertas, prazos que foram adiados várias vezes.

O Mercosul afirma já tem preparada sua oferta de bens, serviços, investimentos e compras governamentais, mas que não pôde trocá-la porque os europeus alegam que ainda não finalizaram o processo de consultas internas para entregar sua proposta. EFE

rja/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.