União Europeia presta homenagem a vítimas de atentados em Copenhague

  • Por Agencia EFE
  • 16/02/2015 11h49

Bruxelas, 16 fev (EFE).- As bandeiras das instituições da União Europeia (UE) tremularam a meio mastro em Bruxelas nesta segunda-feira em sinal de respeito e solidariedade às vítimas dos dois ataques terroristas em Copenhague no fim de semana, segundo informou o porta-voz da Comissão Europeia (CE), Margaritis Schinas.

“É um sinal de respeito e solidariedade com a Dinamarca e com as famílias das vítimas”, explicou o porta-voz, que afirmou que a vice-presidente da CE, a dinamarquesa Margrethe Vestager, comparecerá nesta tarde a um evento de homenagem organizado no Centro Cultural de Copenhague.

Schinas aproveitou para ressaltar “a união da UE em apoio à liberdade de expressão e sua rejeição tanto ao antissemitismo como a qualquer outra forma de discriminação”.

A CE lembrou que o Executivo comunitário apresentará futuramente sua nova estratégia de segurança.

“Os acontecimentos na Dinamarca representam uma nova postura que a UE deve levar adiante em sua agenda contra o terrorismo”, afirmou Schinas, que lembrou que na quinta-feira os líderes da UE aprovaram uma declaração para reforçar os controles nas fronteiras exteriores do espaço de livre circulação Schengen, com o objetivo de combater o terrorismo internacional.

Duas pessoas morreram nos atentados do fim de semana em Copenhague em ataques contra um centro cultural e uma sinagoga. A polícia dinamarquesa matou o principal suspeito na madrugada de domingo e nesta segunda-feira informou sobre a prisão de dois supostos colaboradores. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.