Vanuatu inicia campanha de vacinação para evitar epidemias após ciclone

  • Por Agencia EFE
  • 19/03/2015 01h32

Sydney (Austrália), 19 mar (EFE).- As agências de ajuda humanitária iniciaram uma campanha de vacinações maciças perante a falta de água potável e os temores de um surto de doenças infecciosas após a passagem do ciclone “Pam”, informaram nesta quinta-feira meios de comunicações locais.

“Vacinamos cerca de mil crianças menores de cinco anos nas últimas 24 horas e esperamos alcançar as 10.000 em 10 dias”, disse à “Radio New Zealand” a porta-voz do Unicef em Port-Vila, Alice Clements, que acrescentou que outra tarefa é que os menores retornem à escola para reduzir os níveis de estresse.

Por sua vez, as autoridades que administram o desastre em Vanuatu informaram que o número de mortos como resultado direto do ciclone é de sete pessoas, apesar de anteriormente este número ter sido reduzido de 24 para 11, segundo a emissora neozelandesa.

A nova revisão em baixa se deve ao fato de que quatro pessoas morreram no hospital enquanto o ciclone “Pam”, de categoria 5, arrasava Vanuatu, um empobrecido território insulano do Pacífico Sul, acrescentou a fonte.

O correspondente da “Radio New Zealand” em Port-Vila informou que o prejuízo causado por “Pam” é pior do que se imaginava, já que se calculava que os danos alcançavam 70% do país e, após a avaliação nas ilhas periféricas, calcula-se que chega agora a 90%.

Vanuatu, que vinculou o poder devastador do “Pam” à mudança climática, sofreu no ano passado as consequências do ciclone “Lusi”, que causou 10 mortes, danificou as infraestruturas e cultivos e contaminou as fontes de água.

Apesar de Vanuatu ter sido o país mais afetado, milhares de pessoas de nove nações do Pacífico Sul, como Kiribati, sofreram o impacto deste ciclone e de “Nathan”, que se prevê que permaneça na região até amanhã, segundo a Cruz Vermelha. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.