Velocidade nas expressas das Marginais voltará a 90km/h em 25 de janeiro
O prefeito eleito de São Paulo, João Doria Jr., confirmou uma de suas principais promessas de campanha nesta terça-feira (20). As Marginais Pinheiros e Tietê voltarão a ter 90 km/h como limite de velocidade em suas pistas expressas.
A medida valerá a partir do 25 de janeiro e faz parte do Programa Marginal Segura. O anúncio foi feito pelo novo secretario de Transportes, Sérgio Avelleda, e o futuro presidente da CET, João Otaviano Neto.
A novidade é a nova composição das velocidades nas pistas locais, que terão o limite de 60 km/h e 50 km/h nas pistas que margeiam o passeio. Isso fará, por exemplo, com que a Marginal Tietê tenha quatro velocidades diferentes.
Segundo Otaviano, essa iniciativa prevê maior proteção ao pedestres e ciclistas. “Temos nesses espaço um convívio de diversos atores: o ciclista, o pedestre, o veículo pesado e os automóveis”, afirma. “Precisamos regulamentar isso protegendo os mais vulneráveis (…) Eu preciso garantir que está faixa dê mais segurança”.
A nova composição de velocidades nas Marginais fica, então, da seguinte Maneira:
Marginal Tietê
– Veículos Leves
Expressa – 90km/h
Central – 70 km/h
Local – 60km/h e 50km/h na faixa de rolamento que margeia o passeio
– Veículos Pesados
Expresa – 60km/h
Central – 60km/h
Local – 50 km/h em qualquer faixa
Marginal Pinheiros
– Veículso Leves
Expressa – 90km/h
Local – 60km/h e 50km/h na faixa de rolamento que margeia o passeio
– Veículos Pesados
Expresa – 60km/h
Local – 50 km/h em qualquer faixa
A redução de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros foi implantada há um ano, na gestão do atual prefeito Fernando Haddad (PT). Segundo dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a soma de acidentes fatais nas vias caiu pela metade.
Fiscalização
O programa Marginal Segura contará com 259 agentes da CET, 89 a mais do que o número atual, o que significa um aumento de 52% do total do efetivo.
Segundo o futuro presidente da CET, 14 radares pistola serão operados 24 horas por dia para fiscalizar exclusivamente os motociclistas. Os agentes ficarão espalhados em seis pontos estratégicos nas Marginais para essa operação.
No quesito segurança, 20 pontos da Marginal Pinheiros e 10 da Tietê vão pontos de melhroas como recuos, lombofaixas, as travessias elevadas.
As informações são do repórter Fernando Martins.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.