Veredicto contra o ativista chinês Xu Zhiyong será anunciado no domingo

  • Por Agencia EFE
  • 24/01/2014 05h28

Pequim, 24 jan (EFE).- O veredicto contra o ativista chinês Xu Zhiyong, fundador do movimento civil “Novo Cidadão”, julgado na última quarta-feira por alteração da ordem pública, será conhecido no próximo domingo no Tribunal Intermediário Número 1 de Pequim.

O anúncio do veredicto vai acontecer às 9h locais (23h de Brasília do sábado), escreveu a organização de defesa dos direitos humanos Human Rights in China em seu perfil no Twitter.

O ativista é acusado de alterar a ordem pública por participar, ou ajudar a organizar, pequenas manifestações de protesto para reivindicar que os dirigentes chineses divulguem sua relação de bens, como uma medida de combate à corrupção.

A acusação de alteração de ordem pública tem como pena máxima cinco anos de prisão.

O ativista, de 40 anos e advogado de profissão, era um dos especialistas em direito adulados pelo regime comunista até que fundou o movimento “Novo Cidadão” em 2012, que pede ao governo chinês mais transparência e a aplicação da Constituição.

Além de Xu, ontem foram julgados outros dois ativistas do movimento, Zhao Zhangqing e Hou Xin. As audiências contra outros dois participantes, previstas para hoje, foram adiadas para a próxima segunda-feira.

Outro acusado no caso, o milionário chinês Wang Gongquan, cofundador do movimento, foi posto em liberdade com pagamento de fiança após admitir sua culpa e assegurar que romperá seus vínculos com Xu, segundo o Tribunal Intermediário Número 1.

Durante o julgamento de Xu, o réu ficou quase totalmente em silêncio para protestar pelo que considera um julgamento parcial já que, entre outras coisas, teve negado o direito de convocar as testemunhas que queria.

Segundo seu advogado, Zhang Qinfang, o ativista tentou ler uma declaração no começo da audiência, mas o tribunal o impediu com o argumento de que a alegação não tinha relação com o caso.

Em sua alegação, que circula pela internet, Xu afirma que “nossa missão não é abusar do poder, mas limitá-lo”.

Em comunicado, o embaixador dos EUA em Pequim, Gary Locke, expressou a preocupação de seu país pelo futuro de Xu e o temor de que o julgamento deste e de outros ativistas “sejam uma forma de retaliação por suas campanhas públicas para denunciar a corrupção oficial e pela expressão pacífica de seus pontos de vista”.

Os Estados Unidos pedem que “as autoridades chinesas libertem Xu e outros presos políticos imediatamente, acabem com as restrições a sua liberdade de movimento e a lhes garantam as proteções e liberdades que têm direito conforme os compromissos internacionais da China relativos aos direitos humanos”, acrescentou Locke. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.