Veterana de guerra mais velha dos EUA morre aos 110

  • Por Agencia EFE
  • 17/08/2015 22h58

Washington, 17 ago (EFE).- A veterana de guerra mais velha dos Estados Unidos, Emma Didlake, morreu aos 110 anos no domingo, um mês depois de conhecer o presidente Barack Obama em uma visita à Casa Branca, informou nesta segunda-feira a imprensa local.

Obama lamentou em comunicado a morte de Emma, que se uniu ao Corpo Auxiliar de Mulheres do Exército em 1943, e foi recebida no Salão Oval no último dia 17 de julho.

“Emma Didlake serviu seu país com distinção e honra. Foi uma verdadeira pioneira para gerações de americanos que se sacrificaram tanto por nosso país”, afirmou hoje o presidente dos EUA.

“Fiquei grato por poder dar as boas-vindas a Emma à Casa Branca no mês passado. Michelle e eu enviamos nossas mais profundas condolências a sua família, seus amigos e a todos aqueles que ela inspirou durante sua longa vida, uma vida americana por excelência”, acrescentou Obama.

Emma foi uma das cerca de 150 mil mulheres que se uniram ao Corpo Auxiliar de Mulheres do Exército dos EUA na Segunda Guerra Mundial.

A neta da veterana, Marilyn Horne, de 62 anos, disse ao jornal “San Antonio Express-News” que ela tinha se sentido especialmente cansada nos últimos dias e acabou morrendo em Detroit (Michigan).

“Hoje faz exatamente um mês que fomos à Casa Branca. Acredito que ela sentiu que tinha conseguido tudo o que queria e que agora podia descansar”, afirmou Marilyn ao “San Antonio Express-News”.

Nascida em Boligee (Alabama) em 1905, Emma tinha 38 anos e cinco filhos quando decidiu se alistar na divisão de mulheres do Exército. Ela serviu durante sete meses dentro do próprio território americano como soldado raso e motorista de veículos militares.

Em 1994, ela e sua família se mudaram de Lynch (Kentucky) para Detroit, onde ela se uniu ao principal grupo de luta pelos direitos dos negros no país, a Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor (NAACP, na sigla em inglês).

A mais velha veterana de guerra dos EUA ganhou vários prêmios durante a vida, entre elas uma medalha ao serviço na divisão de mulheres do Exército, outra pela atuação durante a Segunda Guerra Mundial e uma pelas conquistas de toda sua carreira na NAACP.

Emma não falou com a imprensa durante a reunião com Obama no Salão Oval em junho. Ela compareceu ao encontro em uma cadeira de rodas, vestida com um uniforme azul do Exército e acompanhada pela neta.

Após a morte de Emma, o veterano de guerra mais velho dos EUA é Richard Overton, de 109 anos, nascido no Texas em 1906, segundo o jornal “San Antonio Express-News”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.