Viagem de Charles e Camilla à Irlanda terá fortes medidas de segurança

  • Por Agencia EFE
  • 19/05/2015 09h01

Dublin, 19 mai (EFE).- O príncipe Charles e sua esposa Camilla iniciam nesta terça-feira uma viagem de quatro dias à Irlanda do Norte e Irlanda, onde visitarão a cidade onde o IRA assassinou o lorde Mountbatten, tio-avô do herdeiro da coroa britânica.

O casal começará sua viagem por volta de meio-dia na cidade de Galway, ao oeste da República da Irlanda, onde conhecerão o campus universitário entre forte medida de segurança, segundo informou a Polícia irlandesa pela ameaça dos dissidentes do já inativo Exército Republicano Irlandês (IRA).

A polícia informou na semana passada sobre a detenção de seis pessoas após encontrar armas de fogo, munição e várias bombas de fabricação caseira durante uma operação contra as atividades dos dissidentes.

Embora não houve confirmação oficial, a imprensa irlandesa assegura que uma cisão republicana planejava atentar contra uma base militar do Exército britânico durante a visita de Charles e Camilla.

Após conhecer a Galway University, o casal fará outras paradas durante o dia e se reunirá com políticos irlandeses, entre eles, o presidente do Sinn Féin, Gerry Adams, que considera que esta reunião representa mais um passo no processo de reconciliação entre todas as partes após o fim do conflito na Irlanda do Norte.

Este será o primeiro encontro entre um dirigente do Sinn Féin, antigo braço político do IRA, e um membro da família real britânica em território da República da Irlanda desde a partilha da ilha em duas jurisdições em 1920.

O primeiro dia da visita concluirá com um jantar de gala organizada pelo presidente da República da Irlanda, Michael D. Higgins, e sua esposa, Sabina.

O evento mais significativo da viagem será na quarta-feira, quando o príncipe e a duquesa da Cornualha se deslocarão ao condado irlandês de Sligo (noroeste), onde está o porto de Mullaghmore, a cidade litorânea onde o IRA assassinou em 1979 o lorde Mounbatten com uma bomba colocada debaixo do iate no qual passava férias.

A segunda parte da visita transcorrerá na quinta-feira e na sexta-feira na Irlanda do Norte.

Esta será a terceira ocasião em que o herdeiro ao trono britânico visita a República da Irlanda, após suas viagens de 1995 e 2002, embora desta vez ocorra depois da histórica visita de sua mãe a este país em maio de 2011.

Então, a presença da rainha Elizabeth II na República da Irlanda, a primeira de um monarca britânico em quase um século, certificou a normalização das relações entre Londres e Dublin graças, sobretudo, ao êxito do processo de paz na Irlanda do Norte.

Três anos depois, o presidente Higgins viajou em abril de 2014 a Londres para realizar uma histórica visita de Estado ao Reino Unido, a primeira de um chefe do Estado irlandês desde a proclamação de sua independência em 1916. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.