Vice-presidente de Angola visita Cuba no 40º aniversário da relação bilateral

  • Por Agencia EFE
  • 18/05/2015 16h21

Havana, 18 mai (EFE).- O vice-presidente de Angola, Manuel Domingos Vicente, se reuniu nesta segunda-feira em Havana com o “número dois” do governo cubano, o vice-presidente Miguel Díaz-Canel, durante sua visita oficial a Cuba, que coincide com o 40º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países.

As duas autoridades conversaram sobre o “excelente estado” dos vínculos bilaterais entre Cuba e Angola, e ressaltaram a “histórica amizade” que unem seus povos e governos, diz uma nota oficial divulgada pela imprensa estatal cubana.

Além disso, os dois políticos conversaram sobre cooperação nos setores de saúde, educação, construção e militar, e sobre outros temas da agenda internacional, disse a fonte.

O vice-presidente angolano, que chegou ontem a Havana, abriu o programa oficial de sua estadia na ilha com uma homenagem ao Herói Nacional de Cuba, José Martí, em frente ao monumento que leva seu nome na Praça da Revolução havanesa.

Domingos Vicente também teve um encontro esta segunda-feira com o vice-presidente do Conselho de Ministros cubano, Ricardo Cabrisas, com quem falou sobre o desenvolvimento da cooperação entre seu país e a ilha caribenha. Nesta terça-feira, o político angolano deve visitar o panteão dos combatentes cubanos que morreram durante a guerra de Angola, nos anos 70.

Esta visita ocorre quase um ano depois da viagem a Cuba do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, a fim de fortalecer as relações bilaterais, conforme o próprio chefe de Estado declarou na ocasião.

Cuba e Angola estabeleceram relações diplomáticas em novembro de 1975 e que ficaram marcadas pela participação de mais de 300 mil soldados cubanos na guerra que aconteceu no país africano.

A colaboração entre os dois países teve foco, no começo, nos setores de educação e saúde, mas foi ampliada a outros, como esporte, construção e obras públicas, transporte marítimo, agricultura, energia e mineração, ciência e tecnologia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.