Xi expressa a Maduro vontade de aumentar a cooperação bilateral

  • Por Agencia EFE
  • 01/09/2015 12h21
  • BlueSky

Pequim, 1 set (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, expressou nesta terça-feira ao chefe do Estado venezuelano, Nicolás Maduro, sua satisfação pela relação estratégica entre os dois países e sua vontade de aprofundar a cooperação bilateral, especialmente no setor industrial.

Xi se reuniu com Maduro no Grande Palácio do Povo (sede do Legislativo), como fez com os demais líderes estrangeiros que visitam Pequim para os eventos comemorativos do 70° aniversário do final da guerra contra o Japão.

A China deseja ajudar a Venezuela para elevar a produtividade industrial e fortalecer a colaboração no âmbito da cultura e da educação para consolidar a amizade entre os dois povos, afirmou Xi, segundo informaram meios de comunicação chineses.

O presidente recalcou que a China está muito satisfeita que a relação estratégica entre ambos países esteja se desenvolvendo de forma frutífera, e que seu país se esforçará para aprofundar a amizade e a cooperação mútua.

Neste sentido, Xi disse que aprecia a viagem de Maduro para participar do desfile militar e os eventos comemorativos desta semana, para os quais está prevista a presença de outros líderes, como os presidentes da Rússia, Belarus, Cazaquistão, África do Sul, Coreia do Sul ou Sudão.

Maduro, citado pelos meios oficiais chineses, disse que deseja fortalecer a cooperação com a China para promover o desenvolvimento da Venezuela, assim como a cooperação com Pequim para aumentar a coordenação e a cooperação nos assuntos internacionais. EFE

rcf/ff

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.