Xi Jinping recebe Putin e outros líderes antes de desfile militar

  • Por Agencia EFE
  • 03/09/2015 02h58

Pequim, 3 set (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, e sua esposa, Peng Liyuan, receberam nesta quinta-feira (data local) mais de 20 líderes mundias, entre eles o presidente russo, Vladimir Putin, na Cidade Proibida de Pequim antes do início do desfile militar que será realizado na capital.

No emblemático enclave, Xi e Peng receberam um por um os líderes que foram a Pequim para assistir ao evento militar, que a China organiza pela primeira vez para lembrar o 70º aniversário da rendição japonesa na Segunda Guerra Mundial.

Pelo tapete vermelho preparado para a ocasião passaram Putin, a presidente sul-coreana Park Geun-hye, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Xi se mostrou especialmente carinhoso e sorridente ao receber seu colega russo e a presidente sul-coreana, com quem se deslocou até a tribuna dedicada a eles, no alto da porta de Praça da Paz Celestial, no coração da capital.

Os convidados ao desfile, algumas milhares de pessoas que esperam desde a madrugada em ambos lados da avenida Chang An, que cruza a Praça da Paz Celestial no centro de Pequim, receberam com aplausos e pequenas ovações tanto Putin como Park quando lhes viram aparecer no telão instalado no local.

No desfile de hoje participarão mais de 12.000 tropas, entre elas, algumas estrangeiras, como russas e mexicanas. EFE

tg-rcf/rsd