YPF anuncia descoberta de poço de gás em província argentina de Mendoza

  • Por Agencia EFE
  • 01/06/2014 19h16

Buenos Aires, 1 jun (EFE).- A companhia petrolífera estatal argentina YPF anunciou neste domingo que descobriu uma jazida de “tight gas” em Mendoza, com um potencial de 25 milhões de barris equivalentes de recursos recuperáveis, o que aumentaria em 10% as reservas de hidrocarbonetos nessa província.

A nova jazida está localizada no lote de exploração Paso de las Bardas Norte, e foi alcançada a uma profundidade de 2.784 metros, informou a companhia em comunicado. O poço está em fase inicial de avaliação apresentando, inicialmente, 70 mil metros cúbicos de gás, 10 metros cúbicos de condensado, e tem um grande potencial de petróleo.

Paso de las Bardas Norte possui uma superfície de 125 quilômetros quadrados e fica a, aproximadamente, 200 quilômetros ao sul da cidade de Malargüe. O bloco está sendo operado 100% pela YPF, e a produção atual da jazida é principalmente de gás e, em seguida, de petróleo.

O “tight gas” é um recurso convencional caracterizado por ser encontrado em formações com baixa permeabilidade, mas que, ao contrário do gás de xisto, não é obtido da rocha geradora.

De acordo com o comunicado, estes resultados fazem parte do agressivo plano exploratório de gás que a YPF está desenvolvendo em todas seus regiões produtivas para aumentar os recursos de hidrocarbonetos da Argentina.

Nos últimos meses, a empresa já confirmou ter encontrado novos recursos na província de Mendoza, Río Negro e, recentemente, na província de Chubut. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.