Zuluaga volta a aparecer depois de laringite e prevê vitória na Colômbia

  • Por Agencia EFE
  • 13/06/2014 18h31

Bogotá, 13 jun (EFE).- O candidato à presidência da Colômbia pelo uribista Centro Democrático, Óscar Iván Zuluaga, reapareceu publicamente neste sexta-feira após alguns dias afastado por causa de uma laringite e previu seu triunfo nas urnas no próximo domingo.

Usando um cachecol, o candidato enviou uma “mensagem de otimismo e esperança”.

“Obviamente espero que no domingo depois das cinco da tarde (quando as urnas são fechadas e serão divulgados os primeiros resultados) me dirija a cada um dos colombianos como o novo presidente de todos”, disse Zuluaga.

Zuluaga, o mais votado no primeiro turno destas eleições, realizada em 25 de maio, com o presidente Juan Manuel Santos em segundo, agradeceu o apoio de outras forças e setores independentes para garantir a mudança no país.

Segundo o candidato uribista, a “Colômbia segue um caminho errado” desde que começou há quatro anos o governo de seu rival, por isso sua proposta busca “um país mais seguro, mais educado e de maiores oportunidades para todos”.

As últimas pesquisas indicam um empate técnico entre Santos e Zuluaga, e os que dão a vitória para um deles têm uma margem de diferença muito pequena.

Os dois candidatos foram ministros no governo de Álvaro Uribe (2002-2010). Santos foi apoiado por ele em 2010, mas romperam logo depois que o presidente chegou ao Palácio de Nariño.

Zuluaga explicou hoje os pontos de sua política social em relação à primeira infância, às mães cabeça de família, os trabalhadores, as famílias de baixos recursos e a habitação.

O candidato afirmou que seu compromisso com estes pontos será baseado em “realizações claras e fatos concretos”, e acusou a campanha adversária de desinformar sobre suas promessas de política social. EFE

agp/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.