Caso Master: Vorcaro e Zettel são transferidos para o interior de São Paulo
O banqueiro voltou a ser preso nesta quarta, em São Paulo
O banqueiro Daniel Vorcaro e seu cunhado Fabiano Zettel foram transferidos na manhã desta quinta-feira (5) para a Penitenciária 2 de Potim, no interior de São Paulo.
Na quarta-feira (4), os dois foram transferidos da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo para o Centro de Detenção Provisória II, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. De lá, seguiram para Potim.
O banqueiro voltou a ser preso nesta quarta, em São Paulo, durante nova fase de uma investigação que apura um suposto esquema bilionário de fraudes financeiras.
A Polícia Federal deflagrou a terceira fase da Operação Compliance Zero, que investiga a possível prática de crimes como ameaça, corrupção, lavagem de dinheiro e invasão de dispositivos informáticos, supostamente cometidos por uma organização criminosa.
As transferências de Vorcaro e Zettel ainda não foram confirmadas oficialmente pela Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo. No entanto, advogados de defesa de Fabiano Zettel foram informados da mudança de unidade quando tentaram realizar atendimento no CDP 2 de Guarulhos.
A coluna encontrou com os defensores no local, que foram surpreendidos ao chegar à unidade para tratar da estratégia de defesa de Zettel, preso nesta nova fase da Operação Compliance Zero. No CDP, foram avisados de que o detento havia sido transferido para a Penitenciária 2 de Potim.
Posicionamento das defesas
A defesa de Daniel Vorcaro se manifestou por meio de nota quanto à prisão:
Os advogados informam que o cumprimento do mandado de prisão preventiva ocorreu sem que a defesa tivesse acesso prévio aos elementos que fundamentaram a medida.
Diante disso, a defesa requereu ao Supremo Tribunal Federal que determine à Polícia Federal a apresentação de informações objetivas que sustentaram o pedido de prisão, incluindo:
* as datas das mensagens atribuídas a Daniel Vorcaro e mencionadas na investigação;
* a comprovação da existência do suposto grupo de mensagens denominado “A Turma” e se Daniel Vorcaro fazia parte do grupo;
* as datas das alegadas invasões de sistemas de órgãos públicos e remoções de conteúdo em plataformas digitais;
* os documentos e datas que comprovariam pagamentos mencionados na representação policial;
* e a identificação do documento, número de conta e evidências que sustentariam a afirmação de bloqueio de R$ 2,2 bilhões em suposta conta atribuída ao pai do empresário.
“Daniel Vorcaro sempre esteve à disposição das autoridades e segue colaborando com as investigações, confiante de que o acesso pleno aos elementos do processo permitirá o correto esclarecimento dos fatos, com respeito ao contraditório e à ampla defesa”.
Já o defensores de Fabiano Zettel disseram a coluna que vão se inteirar das últimas atualizações e deve se pronunciar em breve. O espaço segue aberto para atualização.
Penitenciária de Tremembé
Apesar da repercussão do caso, Daniel Vorcaro não foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo, porque o local está passando por uma mudança de perfil.
Desde o início do ano, a unidade, chamada formalmente de Penitenciária “Dr. José Augusto César Salgado”, está sendo readequada para operar como regime semiaberto.
Entre os nomes realocados está o ex-jogador Robinho, condenado na Itália por estupro. Ele foi transferido para o Centro de Ressocialização de Limeira em novembro de 2025, após permanecer em Tremembé desde março de 2024.
*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.