Em 1980, Mané Garrincha não escondia a tristeza por não jogar mais futebol
Na coluna de ontem, destaquei o aniversário de morte de Mané Garrincha, em 20 de janeiro de 1983. Resolvi, então, voltar ao arquivo da Jovem Pan e pesquisar mais gravações sobre o “gênio das pernas tortas”. Para minha surpresa, encontrei uma entrevista que Wanderley Nogueira fez com o ex-jogador em 1980, antes de um amistoso da seleção brasileira contra a União Soviética, em 15 de junho daquele ano, em comemoração aos 30 anos de inauguração do Maracanã.
Comandada por Telê Santana, a equipe nacional contava com Zico, Sócrates, Nunes, Éder, Zé Sérgio, Toninho Cerezo, Edinho e o goleiro Raul Plasmann. A seleção foi surpreendida pela URSS, que venceu o jogo por 2 a 1. Curiosamente, a União Soviética seria a adversária do Brasil na estreia da Copa de 1982, na Espanha (vitória nacional por 2 a 1).
Antes do amistoso, em 1980, Garrincha foi entrevistado por Wanderley Nogueira e falou sobre a carreira, relembrou o jogo contra a URSS no mundial de 1958, quando ele e Pelé estrearam, mas não escondeu a melancolia com os problemas físicos e as dificuldades da vida. Na época, Garrincha já estava aposentado dos gramados e era contratado pela Legião da Boa Vontade para ensinar crianças a jogar futebol. Ouça mais uma raridade do arquivo da Jovem Pan.
continue lendo
Thiago Uberreich
Morto há 70 anos, Jules Rimet, idealizador da Copa do Mundo, não se conformou com a vitória do Uruguai, em 1950
O dirigente francês, terceiro presidente da Fifa, comandou a entidade por mais de 30 anos
- Livro raríssimo Mário Filho conta a história de Pelé, mas com diálogos fictícios Thiago Uberreich · há 3 dias
- No mês de aniversário de Pelé, Jovem Pan resgata disco comemorativo pelo milésimo gol do Rei Thiago Uberreich · há 4 dias
- Em 1980, em entrevista à Jovem Pan, o técnico Oswaldo Brandão relembrou os títulos de 1954 e 1977 pelo Corinthians Thiago Uberreich · há 5 dias
- Em entrevista a Wanderley Nogueira, o ponta Valdomiro, do Inter, relembrou a campanha do Brasil na Copa de 1974 Thiago Uberreich · há 6 dias