Gravações históricas do arquivo da Jovem Pan rememoram a ‘Emissora dos Esportes’

As atrações não se limitavam ao futebol; boxe, basquete e corrida de cavalos estavam presentes na programação

  • Por Thiago Uberreich
  • 21/11/2024 09h00
  • BlueSky
Arte/Jovem Pan Colagem mostra cartazes antigos da Jovem Pan, anunciando partidas de futebol, programas com Shwo de Rádio e Jornal de Esportes e exaltando profissionais como José Silvério, Osmar Santos e Fiori Gigliotti Colagem mostra anúncios da programação da Jovem Pan em jornais

Cada vez mais me surpreendo com o arquivo riquíssimo na Jovem Pan, disponível para todos os assinantes do nosso site. Encontrei uma edição do programa “Memória”, apresentado nos anos 80 pelo grande jornalista Milton Parron. A gravação traz um “desfile” de vozes históricas de uma época anterior à mudança de nome para Jovem Pan (1966). Quando Paulo Machado de Carvalho comprou a Panamericana, no final de 1944, a ideia era criar a “Emissora dos Esportes”. Dito e feito!

Pedro Luiz, um dos grandes narradores da história, transmitiu, por exemplo, em 1956, um jogo de basquete entre a seleção paulista e a União Soviética, no ginásio do Pacaembu. Fiori Gigliotti, outro nome marcante do rádio, deu voz à tradicional Corrida de São Silvestre. Em 1960, Aníbal Fonseca comandou a luta entre Éder Jofre e o boxeador mexicano Joe Medel. 

Ainda nos anos 50, a Panamericana exibia chamadas nas vozes de jogadores e personalidades, como Touguinha (Corinthians), Alberto Chuairi (Turcão), Baltazar (centroavante) e Ralf Zumbano (boxeador). A apresentação era feita por Geraldo José de Almeida, narrador esportivo que marcou época no rádio e na televisão. Espero que você se emocione com esses áudios históricos, direto do arquivo da Jovem Pan:

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.