Raríssimo programa da TV Manchete mostrou o lado humano de Pelé

O documentário, capitaneado pelo jornalista Roberto d’Ávila, foi ao ar às vésperas da Copa, no México.

  • Por Thiago Uberreich
  • 02/02/2026 08h00
  • BlueSky
DOMICIO PINHEIRO/ESTADÃO CONTEÚDO - 01/01/1960 Pelé Brasil, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Década de 60. Pelé posa antes de jogo da Seleção Brasileira com uma "auréola" formada pela tuba de um dos componentes da banda que toca o Hino Nacional.

Nos últimos dias, venho destacando, no “Memória da Pan”, programas raros da história da televisão. Em 1986, o jornalista Roberto d’Ávila apresentou, na extinta TV Manchete, um especial sobre Pelé. O documentário tinha o objetivo de mostrar um lado mais humano do Rei. As imagens foram gravadas no Brasil e nos Estados Unidos, onde o ex-jogador passava boa parte do ano cuidando dos negócios.

O programa conta com depoimentos de personagens históricos que passaram pela vida de Pelé, como o preparador e técnico Júlio Mazzei, o jornalista e técnico João Saldanha e a apresentadora Xuxa, além do pai, Dondinho. O “atleta do século 20” conta detalhes sobre a carreira, mas não foge de perguntas sobre racismo, relacionamentos e expectativas sobre o próprio futuro profissional. O documentário foi levado ao ar pela TV Manchete nas vésperas da Copa de 1986, no México. 

Uma raridade para os internautas que me acompanham no “Memória da Pan”

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.