Após apagão, Macapá realiza eleições em clima de tranquilidade
Adiada por causa do apagão energético que afetou o Amapá no mês passado, a eleição para prefeito e vereadores de Macapá transcorre em um clima de tranquilidade. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP), até as 15h, apenas nove das 703 urnas eletrônicas em uso tiveram que ser substituídas devido a problemas técnicos. Dez candidatos disputam a prefeitura e 487 uma cadeira na Câmara Municipal.
Ainda de acordo com o TRE-AP, também foram registradas poucas ocorrências policiais. Um candidato a vereador cujo nome e partido não foram informados já tinha sido detido na noite deste sábado, 5, por compra de votos. Já as denúncias e ocorrências registradas hoje estão relacionadas à propaganda eleitoral ilegal, incluindo a distribuição de santinhos. Reunidos virtualmente para sessão online, desembargadores do TRE-AP destacaram que nenhuma ocorrência significativa foi registrada nas primeiras horas após a abertura dos locais de votação.
“Hoje, veremos que o adiamento [do primeiro turno] foi a decisão mais acertada. Tenho certeza de que, no fim do dia, comemoraremos o pleito ter transcorrido de forma serena”, disse o juiz Marcos Quintas. “Preparamo-nos para fazer esta eleição com bastante segurança e, hoje, sabemos que a decisão de adiá-la foi acertada”, acrescentou o juiz Jâmison Pereira.
[jp-related-posts ids=”1017747,1017658,1017623″]
*Com Agência Brasil
Assuntos
continue lendo
Política
Quem está ganhando para presidente no Amapá? Veja a apuração de Flávio Bolsonaro x Lula
Acompanhe os votos de Flávio Bolsonaro e Lula e veja quem está na frente no Amapá
- Pesquisas eleitorais x urnas: o que mudou no segundo turno de 2026? Jovem Pan · há 2 horas
- Como o Rio de Janeiro votou no segundo turno? Veja os resultados de Lula e Flávio Jovem Pan · há 3 horas
- Como São Paulo votou no segundo turno? Lula ganhou 2,6 milhões de votos, mas perdeu no estado Jovem Pan · há 3 horas
- PL reconhece vitória de Lula, mas cobra esclarecimentos das eleições Jovem Pan · há 3 horas