Após decisão do STF, Gonet limita pagamento de penduricalhos no MP
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou aos demais ramos do Ministério Público uma recomendação para que o pagamento de penduricalhos retroativos respeite o teto remuneratório constitucional de R$ 46,3 mil. Penduricalhos são benefícios, que, somados ao salário, ultrapassam o teto constitucional.
A informação está em uma manifestação enviada nesta segunda-feira (2) pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), órgão presidido por Gonet, ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na última sexta-feira (27), Mendes reafirmou sua decisão que proibiu o pagamento de penduricalhos a membros Ministério Público e dos Tribunais de Justiça e vetou a realização de reprogramações financeiras para acelerar os repasses retroativos.
Além disso, o ministro também determinou que o CNMP preste esclarecimentos sobre o cumprimento da decisão.
Nos esclarecimentos, a corregedoria do conselho informou que a recomendação é para que não sejam feitos pagamentos extrateto.
“A recomendação estabelece que o somatório dos pagamentos retroativos não poderá ultrapassar o limite mensal de R$ 46.366,19, devendo o pagamento ser interrompido após o prazo de 45 dias fixado na ADI n. 6.606/MG, ficando vedada a antecipação de verbas programadas para meses subsequentes, bem como a realização de qualquer reprogramação financeira destinada a concentrar, acelerar ou ampliar desembolsos”, afirmou o conselho.
Na semana passada, o Supremo adiou para 25 de março a votação definitiva das decisões de Gilmar Mendes e de Flávio Dino que suspenderam o pagamento de penduricalhos nos Três Poderes.
*Agência Brasil
[jp-related-posts ids=”2110595″]
continue lendo
Política
Entenda o imbróglio em torno do debate presidencial da Globo
O encontro de candidatos ao Palácio do Planalto foi cancelado depois de decisões judiciais e desistências
- Lula diz que Flávio é ‘desqualificado’: ‘Vira-lata, traidor da pátria’ Júlia Lara · há 5 horas
- ‘Lula usa amigos do Judiciário para impor censura ao debate’, diz Flávio Bolsonaro Sarah Américo · há 5 horas
- Lula sobre não ir aos debates: ‘São infrutíferos, o pessoal começa a fazer gracinha’ Júlia Lara · há 5 horas
- ‘Sequestro da democracia’ e ‘atentado nacional’: presidenciáveis reagem ao cancelamento de debate Sarah Américo · há 6 horas