Celina Leão é reeleita governadora do Distrito Federal
Celina Leão (PP) foi reeleita neste domingo (25) governadora do Distrito Federal.
Filiada ao Progressistas (PP) desde abril de 2018, Celina Leão Hizim (PP) nasceu em Goiânia, em Goiás, no ano de 1977, é casada e mãe de dois filhos: Bruna e Pedro.
Ela iniciou sua carreira influenciada pelo ecossistema político do ex-governador do DF Joaquim Roriz. Antes do PP, a candidata passou por legendas como PDT de 2013 a 2016 e pelo PPS/Cidadania de 2016 até 2018.
Na Câmara Legislativa do DF (CLDF), Celina foi deputada distrital por dois mandatos, de 2011 até 2019, e presidiu a Casa por três anos, entre 2015 e 2017. Nesse período, foi destaque pela postura de oposição firme ao governo de Rodrigo Rollemberg (PSB), que governou o DF de 2015 a 2018.
Celina x Ibaneis
A relação entre Celina Leão (PP) e Ibaneis Rocha (MDB) é de parceria política estratégica, marcada por cooperação institucional, mas também por movimentos de distanciamento e acomodação de interesses no cenário eleitoral.
Aliança entre os dois começou a se desenhar quando Celina assumiu a Secretaria de Esporte e Lazer no primeiro mandato de Ibaneis. Em 2022, consolidou-se como vice-governadora na chapa de reeleição vitoriosa.
Celina assumiu a liderança interina do Palácio do Buriti entre janeiro e março de 2023, período em que Ibaneis esteve afastado do cargo após os atos do 8 de Janeiro. O retorno pacífico de Ibaneis e o alinhamento durante o mandato mostraram que os dois pareciam estar em sintonia.
Em março de 2026, porém, Ibaneis renunciou ao governo do Distrito Federal para cumprir a exigência de desincompatibilização e concorrer ao Senado Federal. Com isso, Celina assumiu em definitivo a titularidade do Executivo.
Com os desgastes enfrentados por Ibaneis e sua equipe em episódios recentes – como as investigações relativas às negociações entre o BRB e o Banco Master – a campanha de Celina apoia a candidatura do ex-governador, mas também busca isolar o governo atual de problemas herdados da gestão anterior.
Pauta pelas mulheres
Eleita deputada federal em 2018, atuou como coordenadora da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados, liderando projetos voltados à proteção e ampliação de direitos das mulheres. Ela também ocupou a Secretaria de Esporte e Lazer do DF no governo de Ibaneis Rocha (MDB). Em 2022, foi eleita vice-governadora.
Campo Direita/Centro-Direita: mantém aliança consolidada com o eleitorado conservador e de centro-direita do DF, contando com o apoio expressivo de setores bolsonaristas e do PL local, como a candidata ao Senado do DF, Michelle Bolsonaro. As duas cumprem rotina de campanha conjunta e participam de atos públicos lado a lado.
Ambas utilizam a defesa do protagonismo feminino e o fortalecimento de políticas de proteção e assistência às mulheres como bandeira central em suas trajetórias, atuando conjuntamente com entidades e lideranças femininas locais.
Assuntos
continue lendo
Política
Celina Leão x Leandro Grass: acompanhe o 2º turno para governador no Distrito Federal
Celina Leão (PP) e Leandro Grass (PT) disputam o governo; veja a apuração em tempo real
- Saiba quem é Vicentinho Júnior, governador eleito no Tocantins Jovem Pan · há 3 minutos
- Vicentinho Júnior é eleito governador do Tocantins Jovem Pan · há 5 minutos
- Renan Santos vê ‘clima de guerra’ com prorrogação do horário: ‘Cheiro de contestação’ Jovem Pan · há 10 minutos
- Ministério da Justiça vê indícios de retenção de ônibus e promete investigação da PF Nícolas Robert · há 37 minutos