Cinco deputados se elegem prefeitos no segundo turno
Cinco deputados foram eleitos prefeitos no segundo turno das eleições municipais, destacando-se dois em capitais brasileiras. Paulinho Freire, do União, conquistou a Prefeitura de Natal, no Rio Grande do Norte, enquanto Abilio Brunini, do PL, foi eleito em Cuiabá, Mato Grosso. Ambos os novos prefeitos enfatizaram compromissos importantes, como a proteção das famílias, a garantia de uma educação de qualidade para as crianças e a manutenção da neutralidade política nas escolas, temas que foram centrais em suas campanhas.
Além das vitórias em Natal e Cuiabá, outros três deputados também se destacaram nas urnas. Márcio Corrêa, do PL, foi eleito em Anápolis, Goiás; Naumi Amorim, do PSD, conquistou a Prefeitura de Caucaia, Ceará; e Ricardo Silva, do PSD, venceu em Ribeirão Preto, São Paulo. Na cidade do interior paulista, a disputa foi particularmente acirrada, com Ricardo Silva superando Marco Aurélio de Souza, do Novo, por uma margem estreita de apenas 687 votos, evidenciando a competitividade do pleito.
Com esses resultados, o total de deputados que conquistaram prefeituras neste ano chegou a 11, somando-se aos seis que já haviam vencido no primeiro turno. Este número representa um aumento em relação às eleições de 2020, quando oito deputados foram eleitos prefeitos, sendo quatro em capitais. Neste ano, 82 deputados se candidataram a cargos municipais, com 73 disputando prefeituras, dois concorrendo a vice-prefeituras e sete a vereador, demonstrando um interesse crescente dos parlamentares em atuar no executivo municipal.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Apesar das vitórias, a disputa foi intensa e nem todos os deputados conseguiram alcançar o primeiro lugar. Seis deputados que concorriam a prefeituras em capitais terminaram em segundo lugar: André Fernandes, do PL, em Fortaleza; Capitão Alberto Neto, do PL, em Manaus; Delegado Éder Mauro, do PL, em Belém; Guilherme Boulos, do PSOL, em São Paulo; Maria do Rosário, do PT, em Porto Alegre; e Natália Bonavides, do PT, em Natal. Esses resultados refletem a intensa disputa política nas capitais brasileiras, onde a competição é tradicionalmente mais acirrada.
*Com informações de Paulo Edson Fiore
[jp-related-posts ids=”1760405,1759922″]
Assuntos
continue lendo
Política
TSE dá dois dias para MP se manifestar sobre Garotinho desistir de manter candidatura
Candidato chegou ao pleito do governo do RJ com a candidatura indeferida, mas recorreu na tentativa de reverter a decisão
- Lula diz ‘carregar nas costas’ a ‘promiscuidade’ do STF Júlia Mano · há 7 horas
- Fiquei decepcionado, diz Lula sobre resultado das eleições Estadão Conteúdo · há 7 horas
- ‘Fim da escala 6×1 será votada apesar de Flávio Bolsonaro’, diz ministro José Guimarães Estadão Conteúdo · há 9 horas
- Zema declara apoio a Flávio Bolsonaro no 2º turno: ‘Voto contra o PT’ Jovem Pan · há 9 horas