Congressistas não acreditam em anistia a condenados pelo 8 de Janeiro, diz pesquisa
A maioria dos deputados federais e senadores não acredita na aprovação de qualquer medida de anistia para os envolvidos nos atos de 8 de Janeiro. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Ranking dos Políticos com parlamentares do Congresso Nacional. De acordo com o levantamento, 48,2% dos senadores e 36,5% dos deputados federais avaliam que nenhuma proposta nesse sentido será aprovada. A descrença em uma anistia ampla, geral e irrestrita é ainda maior, sendo considerada uma possibilidade para 2025 por apenas 7,5% dos deputados e 3,7% dos senadores.
Apesar da forte rejeição à anistia, uma parcela expressiva dos parlamentares aposta em um cenário de redução das penas. Somando os que acreditam que a medida pode ocorrer em 2025 ou 2026, 33,3% dos senadores e 31,8% dos deputados consideram a redução de pena um caminho possível. A análise geral do estudo destaca que, embora predomine a expectativa de que nenhuma anistia seja aprovada, “uma parcela expressiva aponta para uma redução de penas, em especial para 2026”.

Maioria dos deputados federais e senadores não acredita na aprovação de qualquer medida de anistia para os envolvidos nos atos de 8 de Janeiro, de acordo com a pesquisa realizada pelo Ranking dos Políticos
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_4anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Metodologia da pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 31 de outubro e ouviu 107 deputados federais de 20 partidos e 27 senadores de 12 legendas. As entrevistas foram feitas pessoalmente ou por telefone com os próprios parlamentares. A metodologia respeitou o critério da proporcionalidade partidária, incluindo membros de partidos da base do governo, da oposição e independentes. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
[jp-related-posts ids=”2077867,2077840″]