Delegado da PF não será obrigado a responder perguntas da CPMI do INSS
O delegado da Polícia Federal, Bruno Bergamaschi, não será obrigado a responder todas as perguntas feitas por deputados e senadores durante audiência na CPMI do INSS nesta quinta-feira (28). A decisão foi respaldada pela advogada-geral do Senado, Gabrielle Tatith Pereira, que enviou um ofício à comissão autorizando o delegado a avaliar cada questionamento para evitar risco às investigações em curso.
Bergamaschi integra o núcleo central da Operação Sem Desconto, que apura fraudes contra aposentados e pensionistas. O depoimento ocorre em caráter reservado, em sessão chamada de “secreta”, com acesso restrito a parlamentares e poucos assessores, sem a presença da imprensa.
Segundo o parecer da advogada, informações sigilosas relacionadas a diligências devem ser solicitadas diretamente ao Judiciário, responsável por avaliar a possibilidade de compartilhamento.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Mesmo com a recomendação, parlamentares da comissão demonstraram interesse em obter detalhes sobre a linha investigativa da Polícia Federal e sobre depoimentos já colhidos. Aliados do governo, por outro lado, reforçam que o delegado deve agir com cautela, preservando as apurações em andamento.
[jp-related-posts ids=”2047043,2047019″]
Assuntos
continue lendo
Política
Lula diz querer que o Brasil ‘conquiste definitivamente’ o fim da escala 6×1
O chefe do Executivo deu declaração em transmissão ao vivo pelas redes sociais
- Apoiadores de Lula fazem atos pelo Brasil em prol da reeleição do petista AFP · há 1 hora
- Gilmar cita risco de ‘obscuridades’ de Mendonça e cobra acesso ao celular de Vorcaro Jovem Pan · há 2 horas
- Moraes pede retirada de sigilo de mais um procedimento ligado ao Banco Master Bruno Pinheiro · há 4 horas
- Ex-ministros, economistas e juristas assinam carta de apoio a Fachin Jovem Pan · há 5 horas