Gleisi Hoffmann confirma pré-candidatura ao Senado pelo Paraná
A presidente nacional do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann, confirmou nesta quarta-feira (21) que vai concorrer ao Senado Federal pelo estado do Paraná. “Sou pré-candidata ao Senador Federal”, disse em uma publicação no Instagram. Decisão que confirma a informação de que ela desistiu de concorrer a reeleição para a Câmara dos Deputados. A mudança de decisão atende a um pedido direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, feito durante uma reunião a portas fechadas no Palácio do Planalto, conforme adiantado pela Jovem Pan.
Gleisi não é a única que faz parte da estratégia governista para fortalecer o palanque. governo identifica que a oposição, especialmente o Partido Liberal (PL), mantém uma força expressiva na Casa — com cerca de 15 cadeiras — e busca frear esse crescimento.
Existem outros nomes de destaque que também estão listados, como:
- Marina Silva (Rede): cotada para disputar o Senado por São Paulo;
- Wellington Dias (PT): Ministro do Desenvolvimento Social, deve buscar vaga pelo Piauí;
- Camilo Santana (PT): Ministro da Educação, é a aposta para o Ceará.
A pré-candidatura de Gleisi foi confirmada durante reunião da presidente nacional do PT com o presidente brasileiro, que aconteceu nesta quarta.
Essa não é a primeira vez que ela concorrer ao Senado do Paraná. Entre 2011 e 2019, foi a senadora do Estado. Gleisi é mais um dos nomes que vai deixar o governo Lula para concorrer nas eleições de 2026. Ao todo, 15 ministro já deixaram o governo Lula desde o início do mandato do presidente em 2023.
Assuntos
continue lendo
Política
Fux dá 72 horas para governo Lula se manifestar sobre MP que proíbe bets
Ministro é relator de ação no STF que discute regras das apostas; medida provisória acaba com autorizações e determina o fim da operação das plataformas
- Alcolumbre adia prazo de emendas à MP do fim das bets para após 1º turno Estadão Conteúdo · há 5 minutos
- Fachin terá reunião com PF sobre citações a ministros no caso Master Agência Brasil · há 9 minutos
- Como funciona a foto do e-Título e as regras de segurança da Justiça Eleitoral Jovem Pan · há 20 minutos
- Como fazer e imprimir a colinha eleitoral e a ordem de votação nas urnas Jovem Pan · há 20 minutos