JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Especial 2º Turno das Eleições 2026: Apuração e Resultados em Tempo Real | 16h30 - 22h30
Política

Lorenzo Pazolini é eleito governador do Espírito Santo

Antes de ser governador, o novo chefe do Executivo capixaba foi prefeito de Vitória

Jovem Pan

Lorenzo Pazolini candidato ao governo do Espírito Santo
Lorenzo Pazolini candidato ao governo do Espírito Santo Foto: Lissa de Paula/Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Com 100% das urnas apuradas neste domingo (25), Lorenzo Pazolini (Republicanos) foi eleito ao governo do Espírito Santo no segundo turno da eleições 2026. Com 97,36% das urnas apuradas, ele foi eleito com 52,01% dos votos válidos e deve governar por mais 4 anos.

Seu adversário direto, Ricardo Ferraço (MDB), ficou com 47,99% dos votos.

Ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Silva de Pazolini (Republicanos) nasceu em 20 de maio de 1982, ele é natural de Vitória.

Formado em Direito, Lorenzo tem pós-graduação em Gestão de Segurança Pública. É ex-auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, e delegado de polícia, tendo passado no concurso em 2007.

Trabalhou em Aracruz, no Noroeste do Espírito Santo e depois seguiu para a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes. O candidato também passou pela Corregedoria, atuou na Delegacia Especializada do Adolescente em conflito com a Lei (Deacle) e, em 2015, assumiu a titularidade da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Como ex-delegado, sua trajetória política tem sido associada à pauta da segurança pública, defesa da lei e da ordem, e valorização das forças policiais.

Trajetória política

Iniciou sua trajetória eletiva ao ser eleito deputado estadual para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) durante as eleições de 2018, destacando-se pela postura fiscalizadora e pautas ligadas à segurança e combate à criminalidade. Mas logo no início de 2021 deixou o cargo para concorrer à prefeitura de Vitória.

De 2018 a 2019 era filiado do Partido Republicano Progressista (PRP), mas em maio de 2020 Lorenzo Pazolini se filiou ao Republicanos para disputar as eleições municipais, quando foi eleito prefeito da capital capixaba com 58,5% dos votos no segundo turno.

Em 2024, foi reeleito para mais 4 anos à frente da capital capixaba. Vencendo no primeiro turno, Pazolini conquistou 105.599 votos válidos, 56,22%, do total, derrotando outros cinco candidatos.

Já em abril de 2026, renunciou ao cargo no Executivo municipal para disputar as eleições pelo governo do estado.

Nas pesquisas, Pazolini ocupa o segundo lugar. O ex-prefeito está atrás apenas do atual governador do estado, Ricardo Ferraço (MDB).

continue lendo