China afirma que Lula considera ‘justas e admiráveis’ retaliações de Pequim contra tarifas dos EUA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou sua aprovação às ações da China em resposta às tarifas impostas pelos Estados Unidos, descrevendo-as como “justas e admiráveis”. Ele enfatizou que a retaliação da China recebeu um forte respaldo e que é fundamental que as nações se unam contra práticas unilaterais de alguns países. Lula reafirmou seu compromisso com a defesa do livre comércio e das normas internacionais. Em um encontro com o chanceler chinês Wang Yi, Lula solicitou que ele transmitisse ao presidente Xi Jinping a importância da relação entre Brasil e China, destacando que essa parceria é essencial para a cooperação entre países do Sul. Wang, por sua vez, ressaltou que a postura da China contra a intimidação unilateral busca proteger os interesses das nações em desenvolvimento.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
O presidente brasileiro tem uma viagem programada para a China nos dias 12 e 13 deste mês, onde participará de uma visita de Estado e de uma reunião da Celac. Rui Costa, chefe da Casa Civil, também esteve em contato com autoridades e empresas chinesas em uma visita preparatória para a cúpula, reforçando a importância do diálogo entre as nações. Celso Amorim, em um encontro separado, destacou a relevância estratégica das relações entre Brasil e China. Ele mencionou a admiração que diversos países, especialmente aqueles do sul global, têm demonstrado em relação às ações de Pequim contra as tarifas americanas, evidenciando a importância dessa aliança no cenário internacional.
[jp-related-posts ids=”1944261,1944247″]
Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Mundo
Relatório da ONU indica haver indícios de crimes de guerra dos EUA no Irã
Os investigadores da organização pedem ao Conselho de Direitos Humanos que pressionem pelo fim do conflito
- Justiça Eleitoral indefere cerca de 1,2 mil candidaturas Agência Brasil · há 3 horas
- Flávio chama reajuste do Bolsa Família de ‘merreca’: ‘Só isso? Não tem vergonha?’ Estadão Conteúdo · há 4 horas
- MP junto ao TCU pede suspensão de reajuste do Bolsa Família João Vitor Revedilho · há 4 horas
- Flávio Bolsonaro critica Zé Trovão por ação contra reajuste do Bolsa Família Estadão Conteúdo · há 4 horas