Ministério da Justiça substitui comando da Polícia Federal no Amazonas
O comando da Polícia Federal (PF) no Estado do Amazonas tem um novo nome. O atual superintendente da PF no Estado, Leandro Almada, será substituído por Eduardo Alexandre Fontes, delegado da PF desde 2003 e com passagens pelo Amazonas. Almada, que estava há 14 anos no Estado, sendo o último deles como superintendente, assumirá o comando da PF na Bahia. No ano passado, ele liderou algumas das principais operações da PF realizadas no Estado, no combate a crimes ilegais de desmatamento, mineração, grilagem de terras e invasões de terras indígenas.
O novo superintendente da PF no Amazonas, Eduardo Alexandre Fontes, teve sua nomeação publicada no Diário Oficial da União pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Antonio Ramirez Lorenzo. Fontes já foi delegado regional de Combate ao Crime Organizado no Amazonas, entre 2010 e 2011, área voltada ao combate de tráfico internacional de drogas, crimes ambientais e fraudes em licitações. À época, chegou a chefiar o próprio colega Leandro Almada.
Fontes, que foi procurador do Estado de São Paulo, já foi professor de Direito Penal e Criminologia no Complexo de Ensino Renato Saraiva. Chegou a chefiar a Delegacia de Defesa Institucional em Boa Vista (RR), entre dezembro de 2003 e setembro de 2004, tendo atuado em ações de combate a crimes contra comunidades indígenas e tráfico internacional de pessoas. Leandro Almada havia assumido o comando da PF no Amazonas em abril de 2021, no lugar do delegado Alexandre Saraiva, que acabou afastado do cargo, depois de uma série de embates travados com o então ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, alvo de investigações da PF sobre suposto favorecimento a esquemas de extração ilegal de madeira.
*Contém informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Política
Erika Hilton sobre tentar a Prefeitura de SP: ‘Eu comecei a olhar com bons olhos essa possibilidade’
Deputada federal reeleita com quase 1,6 milhão de votos também avalia deixar o PSOL e se filiar ao PT após divergências internas na legenda
- Governo derruba registro de quatro imóveis de Willer Tomaz em Angra dos Reis Jovem Pan · há 9 horas
- Eu e Lula não podemos falar com 100% de certeza quem foi eleito presidente, diz Flávio Jovem Pan · há 10 horas
- Flávio mira Presidência em 2030 e não vê problema em eventual candidatura de Tarcísio Jovem Pan · há 10 horas
- Fachin homologa delação de ex-presidente da Reag, investigado no caso Master Agência Brasil · há 12 horas