Ministério da Justiça vê indícios de retenção de ônibus e promete investigação da PF
O secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, afirmou neste domingo (25) que há indícios de retenção de ônibus em algumas cidades brasileiras, o que teria prejudicado o deslocamento de eleitores durante o segundo turno das eleições. Segundo ele, a Polícia Federal (PF) e as polícias estaduais vão investigar os episódios e apurar eventuais responsabilidades.
Garcia afirmou que decisões judiciais determinaram a circulação de frotas em determinadas capitais, diante de relatos de problemas no transporte público. Ele também citou a prorrogação do horário de votação pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin como um reconhecimento de que as dificuldades ocorreram.
“Cabe a nós aqui, que trabalhamos na Segurança Pública, investigar, apurar as responsabilidades e encaminhar para o Poder Judiciário aqueles que eventualmente contribuíram para que esses ônibus não circulassem e prejudicassem o direito do cidadão de votar”, declarou.
A votação do segundo turno foi prorrogada até as 19h, após denúncias de redução da circulação de ônibus e dificuldades de deslocamento em diferentes regiões do país.
Assuntos
continue lendo
Política
Votação é encerrada em todo o país após Zanin prorrogar prazo; acompanhe a apuração
Ministro do STF ampliou o horário em duas horas após relatos de problemas no transporte público; TSE informou que a votação continuaria apenas nas seções que ainda não haviam sido encerradas
- Decisão do STF de prorrogar votação em duas horas é inédita; entenda Estadão Conteúdo · há 52 minutos
- Nunes Marques segue Zanin e orienta prorrogação da votação até 19h Júlia Mano · há 1 hora
- Zanin diz que prorrogação de horário vale apenas para urnas que não foram fechadas Nícolas Robert · há 1 hora
- Após Zanin ordenar prorrogação até as 19h, TSE inicia apuração de votos, mas paralisa Júlia Mano · há 2 horas