Ministro da Defesa afirma que Forças Armadas estão comprometidas com a democracia, diz STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, se reuniu nesta terça, 3, com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira. A reunião estava marcada para a quarta, dia 4, mas foi adiantada para o mesmo dia em que Fux se encontrou com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. “Durante o encontro, o STF relatou que “o ministro da Defesa afirmou que as Forças Armadas estão comprometidas com a democracia brasileira e que os militares atuarão, no âmbito de suas competências, para que o processo eleitoral transcorra normalmente e sem incidentes. Por sua vez, o presidente do STF ressaltou que a Suprema Corte brasileira preza pela harmonia entre os Poderes e pelo respeito entre as instituições”, afirmou a corte em nota oficial.
Nos últimos dias, a participação das Forças Armadas no processo eleitoral foi colocada em questão: o ministro do STF e ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luis Roberto Barroso afirmou que elas foram convidadas a participar do processo por ele no cargo, mas foram orientadas a atacá-lo e desacreditá-lo. A declaração de Barroso foi muito criticada por outros atores institucionais. Por outro lado, o presidente Jair Bolsonaro (PL) sugeriu uma apuração de votos paralela à do TSE, que seria feita pelas Forças Armadas, ideia também muito questionada.
continue lendo
Política
Defesa do pai de Vorcaro pede a Fachin para mudar prisão para regime domiciliar
Em documento, foi usado como justificativa que Henrique Moura Vorcaro está preso há mais de 90 dias sem reavaliação do caso
- Lula diz que ligação de Ibaneis com Vorcaro ‘quebrou’ o BRB Estadão Conteúdo · há 42 minutos
- ‘Está muito mais para bandido do que para juiz’, diz Zema sobre ministros do STF Estadão Conteúdo · há 2 horas
- TRE-RJ rejeita candidatura de Cristiane Brasil e pede investigação contra DC Estadão Conteúdo · há 2 horas
- TSE proíbe uso de imagem de Bolsonaro em propaganda de deputado Misael Mainetti · há 3 horas