Moraes prorroga inquérito que apura declaração de Bolsonaro sobre vacina e Aids
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes prorrogou por mais 60 dias o inquérito que apura a declaração em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) associou a vacina contra Covid-19 à Aids. “Considerando a necessidade de prosseguimento das investigações, nos termos previstos no art. 230-C, § 1º, do RISTF, prorrogo por mais 60 dias, contados a partir da presente data, o presente inquérito. Comunique-se à autoridade policial”, diz a decisão desta quarta-feira, 6. O magistrado também autorizou que a Polícia Federal encaminhe um ofício ao Google para que a empresa envie o vídeo completo em no máximo dez dias.
O inquérito foi aberto em dezembro de 2021, a partir de uma notícia-crime apresentada pelo senador Omar Aziz (PSD-AM). A declaração de Bolsonaro ocorreu durante uma live realizada em 22 de outubro. Na ocasião, o presidente disse que relatórios oficiais do Reino Unido apontam que pessoas que receberam as duas doses da vacina têm mais chances de desenvolver Aids, o que não é cientificamente comprovado. Após a fala, o vídeo foi removido pelo YouTube, Facebook e Instagram por fake news.
continue lendo
Política
Após fuga de Flávio, Carlos posta vídeo de Bolsonaro falando em ‘combater nazifascismo’
Declaração do ex-presidente foi feita em 18 de março de 2025, durante um evento sobre o Holocausto no Congresso Nacional, em Brasília
- Com a maior bancada do Senado desde 1988, PL amplia poder de pressão sobre Lula Agência Senado · há 4 horas
- Trump diz não ter plano de reunião, mas diz que Flávio pode ficar nos EUA pelo tempo que quiser Estadão Conteúdo · há 12 horas
- Defesa de Oswaldo Eustáquio pede anulação de processo no STF e acareação com Mauro Cid Jovem Pan · há 15 horas
- UniCesumar expulsa alunos após mensagens discriminatórias em grupo de WhatsApp Jovem Pan · há 15 horas