Moro critica escolha de Zanin para o STF: ‘Amigo pessoal do presidente’
O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) utilizou as suas redes sociais nesta quinta-feira, 1º, para criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por indicar o advogado Cristiano Zanin, que o defendeu em seus processos no âmbito da Operação Lava Jato, para herdar a cadeira do ministro aposentado Ricardo Lewandowski, no Supremo Tribunal Federal (STF). Em uma publicação, o ex-juiz disse que Zanin era amigo pessoal de Lula e considerou que a nomeação do próprio advogado “fere o espírito republicano”. “A nomeação de um advogado e amigo pessoal do presidente da República para o Supremo Tribunal Federal não favorece a independência da instituição e fere o espírito republicano”, considerou. A confirmação ocorre após o presidente Lula confirmar, numa coletiva de imprensa ao lado do presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, onde o petista justificou que o nome de Zanin foi escolhido “não só pelo papel que ele teve na minha defesa [durante a Lava Jato], mas simplesmente por que o Zanin se transformará em um grande ministro da Suprema Corte”. Moro terá a oportunidade de participar da sabatina de Zanin na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) – atualmente presidida por Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) – junto com outros 25 senadores que deverão chancelar ou barrar a ida de Zanin à Suprema Corte. Além de Moro, decidirão sobre a escolha de Zanin os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Marcos do Val (Podemos-ES), Magno Malta (PL-ES), Renan Calheiros (MDB-AL) e Omar Aziz (PSD-AM).
A nomeação de um advogado e amigo pessoal do presidente da República para o Supremo Tribunal Federal não favorece a independência da instituição e fere o espírito republicano.
— Sergio Moro (@SF_Moro) June 1, 2023
[jp-related-posts ids=”1417413,1419217″]
Assuntos
continue lendo
Política
Criação de ministério depende da aprovação da PEC da Segurança Pública, diz Lula
O chefe do Executivo afirmou ser necessário definir o papel de cada ente federado para definir a atuação do governo federal
- Lula já tirou ao menos três fotos com lobista Roberta Luchsinger, que diz ‘nunca ter visto’ Sarah Américo · há 4 horas
- Produtora do ‘Dark Horse’ pede a Mendonça que leve inquérito sobre desvios em SP ao STF Estadão Conteúdo · há 5 horas
- ACM Neto aparece com 39% pelo governo na BA; Jerônimo Rodrigues tem 37%, aponta Quaest Estadão Conteúdo · há 5 horas
- Quaest: Ferraço lidera corrida pelo governo do ES com 35%; Pazolini tem 28% Estadão Conteúdo · há 5 horas