JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Jornal da Manhã – 1ª Edição | 05h00 - 07h00
Política

Rússia restringe acesso a WhatsApp e Telegram por ‘riscos de segurança’

Medida, que deve ser implementada em breve, pode afetar cerca de 100 milhões de usuários no país

Sarah Américo

WhatsApp
GERMANY-US-INTERNET-COMMUNICATION-WHATSAPP Kirill KUDRYAVTSEV / AFP

A Rússia anunciou que irá restringir o acesso dos usuários a aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram, alegando “riscos de segurança”. A medida, que deve ser implementada em breve, pode afetar cerca de 100 milhões de usuários no país. O governo russo justifica a ação afirmando que as plataformas, incluindo a Meta (dona do WhatsApp) e o Telegram, não estão compartilhando informações necessárias com as autoridades. O Kremlin alega que precisa de acesso a dados de mensagens trocadas que possam representar riscos à segurança nacional, como ameaças de terrorismo ou espionagem, especialmente no contexto da guerra com a Ucrânia.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

As plataformas, por sua vez, argumentam que muitas das mensagens são criptografadas de ponta a ponta e que a política de privacidade impede o compartilhamento de dados com governos. O Telegram, ironicamente, foi criado pelo russo Pavel Durov, que hoje não reside mais no país. Bassani destacou que, mesmo antes desta medida, o acesso a diversas redes sociais ocidentais na Rússia, como Instagram e YouTube, já era dificultado, exigindo o uso de VPNs (Redes Virtuais Privadas) por parte dos cidadãos. A nova restrição é vista como mais um passo no cerceamento da liberdade de imprensa e de expressão no país.

[jp-related-posts ids=”2038004,2037976″]

Assuntos