Saiba quem é o policial federal indiciado pela PF e suspeito de liderar o ‘Grupo dos Malucos’ na Abin
Um dos 37 indivíduos indiciados no inquérito que investiga a tentativa de golpe, o policial federal Marcelo Araújo Bormevet liderava um grupo conhecido como ‘Grupo dos Malucos’. Este grupo tinha como foco a disseminação de desinformação e ataques direcionados a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Bormevet, que atuou como segurança de Jair Bolsonaro durante a campanha de 2018, conquistou a confiança da família do ex-presidente e foi indicado para um cargo na Agência Brasileira de Inteligência (Abin). De acordo com informações da Polícia Federal, Bormevet teve um papel fundamental na estrutura paralela que fornecia desinformação a Bolsonaro e propagava notícias falsas contra seus opositores.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Entre os alvos do grupo estavam os ministros Luiz Fux e Luís Roberto Barroso. Mensagens interceptadas revelam que Bormevet orientava os integrantes do grupo sobre as estratégias de ataque a serem adotadas. A PF ressaltou que a propagação de informações falsas sobre os ministros da Suprema Corte e seus familiares era uma ação deliberada. O relatório da investigação aponta que os envolvidos estavam plenamente cientes de suas atividades, que visavam desestabilizar o sistema eleitoral por meio da desinformação.
Além disso, Bormevet é alvo de outra investigação relacionada a espionagem ilegal durante o governo Bolsonaro. Ele foi um dos alvos de prisão preventiva na Operação Última Milha, que apura a espionagem de autoridades. Com uma carreira na PF desde 2005, Bormevet foi nomeado chefe do Centro de Inteligência Nacional (CIN) da Abin, que, segundo as investigações, foi utilizado para monitorar adversários de Bolsonaro de forma ilegal. No governo Lula, ele ocupou um cargo de confiança na Casa Civil, mas foi afastado por determinação do STF e atualmente enfrenta um processo administrativo disciplinar.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias
[jp-related-posts ids=”1786393,1786367,1786341″]
Assuntos
continue lendo
Política
TSE proíbe uso de imagem de Bolsonaro em propaganda de deputado
Lucas Bove utilizou imagem do ex-presidente em materiais de campanha
- Lula diz que ligação de Ibaneis com Vorcaro ‘quebrou’ o BRB Estadão Conteúdo · há 3 horas
- ‘Está muito mais para bandido do que para juiz’, diz Zema sobre ministros do STF Estadão Conteúdo · há 4 horas
- TRE-RJ rejeita candidatura de Cristiane Brasil e pede investigação contra DC Estadão Conteúdo · há 5 horas
- Lula sugere ao Corinthians vender Fazendinha para quitar dívida com a Caixa Estadão Conteúdo · há 6 horas