STF forma maioria para derrubar liminar de Barroso a favor do aborto por enfermeiros
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para rejeitar a liminar proposta pelo ministro Luís Roberto Barroso, que visava permitir a participação de enfermeiros em procedimentos de aborto nos casos já previstos pela legislação brasileira. A decisão de Barroso tinha como objetivo autorizar enfermeiros a auxiliar em abortos legais, como em situações de estupro, risco de vida para a gestante ou anencefalia do feto, especialmente em regiões onde o acesso a médicos é limitado. Barroso argumentou que a medida não substituiria a atuação dos médicos, mas permitiria que enfermeiros atuassem sem enfrentar penalidades legais.
A liminar foi emitida por Barroso na noite anterior, no mesmo dia em que ele votou pela descriminalização do aborto até 12 semanas de gestação, ampliando a possibilidade para além dos casos já permitidos por lei. No entanto, a proposta de Barroso enfrentou resistência dentro do STF.
O ministro Gilmar Mendes foi o primeiro a votar contra a liminar, argumentando que decisões dessa natureza não deveriam ser tomadas de forma apressada e que o tema deveria ser discutido com mais cautela pelo plenário do tribunal. Com sete ministros já votando pela derrubada da liminar, a decisão de Barroso foi rejeitada.
Com informações de Victoria Abel
[jp-related-posts ids=”2069172,2069104,2069013″]
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Economia
Gonet pede ao STF suspensão de todas as ações sobre MP do fim das bets
Pedido foi apresentado pelo ministro Luiz Fux, relator de quatro ações que questionam no Supremo a MP editada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
- Erika Hilton sobre tentar a Prefeitura de SP: ‘Eu comecei a olhar com bons olhos essa possibilidade’ Misael Mainetti · há 1 dia
- Governo derruba registro de quatro imóveis de Willer Tomaz em Angra dos Reis Jovem Pan · há 1 dia
- Eu e Lula não podemos falar com 100% de certeza quem foi eleito presidente, diz Flávio Jovem Pan · há 1 dia
- Flávio mira Presidência em 2030 e não vê problema em eventual candidatura de Tarcísio Jovem Pan · há 1 dia