Vice-presidente da Câmara ameaça pautar anistia e pressiona Hugo Motta
O primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes (PL-RJ), afirmou nesta terça-feira (5) que vai pautar o projeto de anistia aos condenados pelos atos do 8 de Janeiro assim que assumir interinamente a presidência da Casa. O recado foi direcionado ao atual presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e reforça a pressão exercida por parlamentares da oposição após a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Já comuniquei ao presidente Hugo Motta. No primeiro momento em que exercer a presidência da Câmara dos Deputados, eu irei pautar a anistia”, declarou Côrtes durante coletiva com outros líderes da oposição. A proposta, que tramita em comissão especial, prevê anistia ampla para os condenados por participação nos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro de 2023.
A depender do teor final aprovado, o texto pode também alcançar o próprio Bolsonaro, caso ele venha a ser condenado em algum dos processos relacionados aos eventos daquele dia. No entanto, o pedido de urgência para que a proposta avance ainda está parado. Deputados da oposição afirmam ter votos suficientes para aprovar o projeto, mas reconhecem que falta “vontade política” e condições favoráveis na conjuntura atual para levá-lo ao plenário.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
A ameaça de Altineu ocorre em meio à crescente insatisfação da base bolsonarista com decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), em especial as proferidas pelo ministro Alexandre de Moraes. Na segunda-feira (4), Moraes determinou a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, alegando descumprimento de medidas cautelares e prática reiterada de ações para incitar apoiadores e pressionar instituições democráticas.
A fala de Altineu Côrtes amplia a tensão entre Legislativo e Judiciário e revela o esforço da oposição em transformar o caso de Bolsonaro em uma pauta prioritária no Congresso. O movimento se soma à obstrução das votações e aos protestos físicos liderados por parlamentares bolsonaristas, que têm ocupado as mesas da Câmara e do Senado desde o início da semana.
A expectativa agora recai sobre os próximos passos de Hugo Motta e da mesa diretora da Câmara, diante do aumento da pressão para que a anistia avance e se torne o novo epicentro do embate político em Brasília.
[jp-related-posts ids=”2031702,2031683″]
Assuntos
continue lendo
Política
Perícia recusou ao menos 15 aparelhos de operação sobre ‘Dark Horse’ por falha no lacre
Equipamentos tinham selo intacto, mas perícia identificou vão que permitiria conexão USB
- Crise no STF prejudica economia e gera instabilidade no país, diz Durigan Estadão Conteúdo · há 13 minutos
- Mendonça derruba sigilo sobre processo ligado ao Master após ordem de Fachin Jovem Pan · há 1 hora
- Quaest: Flávio chega a 42% no 2º turno e empata com Lula, que tem 40% Estadão Conteúdo · há 3 horas
- Zanin e Gilmar recebem da PF dados do celular de Daniel Vorcaro Matheus Alleoni · há 4 horas