Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 09/02/2017

  • Por Jovem Pan
  • 09/02/2017 14h10

O que Reinaldo Azevedo, Victor LaRegina e Vitor Brown não comentaram nesta quinta-feira (09), você confere aqui:

PT X MORAES – A liderança do PT na Câmara ingressou com pedido de abertura de processo disciplinar na Comissão de Ética da Presidência da República contra Alexandre de Moraes e dois delegados da Lava Jato. O PT reclama que os delegados “revelaram postura parcial em relação ao investigado” ao falar em entrevistas sobre um “timing” para a prisão preventiva de Lula. Além disso, o partido pede sanções a Moraes, então ministro da Justiça, pois ele teria se omitido em relação à conduta dos delegados.

LOBÃO X CCJ – O senador Edison Lobão (PMDB) foi eleito o novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A escolha foi considerada por aclamação porque não houve registro de votos. O vice-presidente do colegiado será o senador Antonio Anastasia, do PSDB. Já a relatoria da indicação de Alexandre de Moraes ao STF ficou com Eduardo Braga (PMDB). A sabatina do candidato está marcada para o dia 22 de fevereiro.

CUNHA X EXAMES – A defesa do ex-deputado Eduardo Cunha protocolou exames de ressonância e tomografia para comprovar o aneurisma cerebral do político. O problema, segundo os laudos, foi diagnosticado em agosto de 2015. Na época, “as características morfológicas da lesão não favoreciam um tratamento preventivo imediato”, afirmou o médico de Cunha, João Pantoja.

TSE X PARTIDOS – Os ministros Rosa Weber e Luiz Fux foram sorteados relatores de ações no TSE que pedem a cassação dos registros de PT, PP e PMDB. Rosa Weber relatará as ações sobre o PT e o PP, e Fux, sobre o PMDB.

ESPÍRITO SANTO – O presidente do Sindicato dos Rodoviários de Guarapari, Wallace Barão, foi morto a tiros em Vila Velha, no Espírito Santo. Com a morte do sindicalista, os ônibus da Grande Vitória ficaram nos terminais e não circularam durante todo o dia. Para evitar novos roubos, supermercados da capital colocaram seguranças armados em frente aos estabelecimentos. Mesmo com o reforço de militares das Forças Armadas no Estado, o número de mortos desde o início da crise passou de cem nesta quinta.

ENSINO MÉDIO – O Senado aprovou, por 43 votos a 13, a medida provisória da reforma do Ensino Médio. O texto é o mesmo já avalizado pelos deputados e, agora, segue para a sanção do presidente Michel Temer. O texto final reinclui como disciplinas obrigatórias Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia, que tinham sido excluídas pelo texto original da MP. A medida aprovada aumenta ainda a carga horária das atuais 800 horas anuais para 1.000.

ZELOTES – O Ministério Público Federal denunciou 14 pessoas no âmbito da Operação Zelotes pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e tráfico de influência. O grupo denunciado é acusado de favorecer a MMC Automotores (representante da Mitsubishi no Brasil). De acordo com a peça de acusação, depois de receber R$ 33,8 milhões da empresa, os envolvidos conseguiram livrar a MMC de um débito de R$ 266 milhões à época no Carf.

MAIA X OAS – A PF apontou indícios de que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, teria prestado favores à OAS em troca de doações eleitorais. As informações fazem parte de um relatório obtido pelo “Jornal Nacional”, da TV Globo. A investigação teve como base mensagens de celular trocadas entre o ex-presidente da construtora Léo Pinheiro e o parlamentar. Segundo a PF, há indícios de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.