Confira aqui o que você não ouviu no “Os Pingos nos Is” de 09/02/2015
Os assuntos que não foram comentados por Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Mona Dorf no programa desta quarta-feira (09/02), você lê abaixo:
FOCUS – Economistas consultados pelo Banco Central reduziram mais uma vez a expectativa de crescimento da economia brasileira em 2015. (?) Sabe para quanto? ZERO! Já a perspectiva de inflação para o fim deste ano subiu para 7,15%. Os números negativos trazidos pelo Boletim Focus desta segunda fizeram com que o dólar chegasse ao valor de 2 reais e 80 centavos. O fechamento da moeda norte-americana ficou em 2 reais e 78 centavos, o mais alto valor dos últimos 10 anos.
BENEFÍCIOS – O ministro do Trabalho Manoel Dias disse hoje que o governo deve arrecadar 10 bilhões de reais com o aumento da fiscalização em relação aos benefícios trabalhistas. O ministro pretende implantar até março novos programas para combater o trabalho informal e aumentar a fiscalização de empresas e de concessão de benefícios a trabalhadores doentes. Esse montante deverá se somar aos 18 bilhões de reais que o governo irá economizar por ano com as recentes mudanças nos benefícios trabalhistas e previdenciários.
LAVA-JATO – O consultor Mário Goes, apontado como um dos operadores do esquema de pagamento de propina na Petrobras, se apresentou ontem à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. De acordo com o delator Pedro Barusco, ex-gerente executivo da Petrobras, Goes atuava como operador das empresas UTC, MPE, OAS, Mendes Júnior, Andrade Gutierrez, Schahin, Carioca e Bueno Engenharia. Mais uma informação sobre a Operação Lava-Jato, Reinaldo. O Supremo Tribunal Federal deve decidir amanhã se o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque será preso ou continuará em liberdade. A decisão sobre o destino de Duque está nas mãos dos quatro ministros da Segunda Turma do Supremo. Além do relator do caso, Teori Zavascki, compõem a turma os ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cármen Lúcia.
CANTAREIRA – Mesmo sem chuva no domingo, o nível do Sistema Cantareira subiu pelo quarto dia consecutivo – de 5,7% para 5,9% da sua capacidade. Há oito dias o Cantareira não registra nenhuma queda. Nesse período os reservatórios conseguiram recuperar 0,9 ponto porcentual. Além do Cantareira, outros quatro reservatórios tiveram alta nesta segunda: Alto Tietê, Guarapiranga, Alto Cotia e Rio Claro.
NOTAS – Os estudantes do quinto ano da rede estadual tiveram melhora em português e matemática no Saresp, o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo. Já no ensino médio as notas ficaram praticamente estáveis, com leve oscilação para cima. Apesar da evolução, em todas as séries, os alunos estão abaixo do nível considerado adequado pelo Saresp. Segundo o governador Geraldo Alckmin, a gestão tentará acelerar a melhora neste ano, por meio de mais aulas de reforço de português e matemática, fora do horário de aula.
UCRÂNIA – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não descartou hoje o envio de armas letais à Ucrânia como último recurso, caso os esforços diplomáticos conduzidos por França e Alemanha sobre um cessar-fogo no Leste ucraniano fracassem. Após encontro com a chanceler alemã, Angela Merkel, na Casa Branca, Obama disse que, se a Rússia continuar no caminho de desafiar o Ocidente com novos avanços militares, o isolamento do país só irá piorar.
LULA – Segundo reportagem da Folha de São Paulo, o ex-presidente Lula já avisou aos aliados que pretende concorrer à Presidência em 2018 e que cumprirá uma agenda de viagens depois do Carnaval. O ex-presidente autorizou petistas a trabalhar por sua candidatura, desde que o movimento não seja atribuído a ele. Ele disse a governadores que, em vez de se dedicar a viagens de curta duração, planeja se fixar por um período em cada Estado para mobilizar as bases partidárias.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.