Confira aqui o que você não ouviu no “Os Pingos nos Is” de 12/03/2015

  • Por Jovem Pan
  • 12/03/2015 19h42
  • BlueSky

O que Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos não falaram durante “Os Pingos nos Is” desta quinta-feira (12), você vê aqui:

DERROTA – Derrota de Eduardo Cunha na Câmara. O acerto costurado pelo presidente da Casa para eleger um aliado no comando do Conselho de Ética não vingou. Os deputados do órgão disciplinar elegeram nesta quinta o deputado José Carlos Araújo, do PSD da Bahia, que impôs uma derrota ao deputado Arnaldo Faria de Sá, do PTB paulista, nome articulado por Cunha, por 13 votos a 8.

MARTA – A senadora, ainda petista, Marta Suplicy voltou a atacar hoje a presidente Dilma Rousseff. Desta vez, Marta acusou a companheira de partido de falta de transparência no diálogo com os trabalhadores antes da edição do pacote de ajuste fiscal. Para ela, as medidas adotadas pelo governo são uma crueldade – abre aspas: “Querer que trabalhadores paguem a conta, eu chamo de perversidade, crueldade e vai além da conta!”

COORDENAÇÃO – A presidente Dilma Rousseff anunciou ontem a ampliação da coordenação política de seu governo. Segundo Dilma, os ministros Eliseu Padilha, da Aviação Civil, Aldo Rebelo, da Ciência e Tecnologia, e Gilberto Kassab, das Cidades, se juntarão aos petistas Aloizio Mercadante, Pepe Vargas, Miguel Rossetto, Jaques Wagner, Ricardo Berzoini e José Eduardo Cardozo nas reuniões de articulação do governo.

CANTAREIRA – O sistema Cantareira subiu 0,3 ponto percentual nesta quinta e atingiu 14% de sua capacidade. Com esse nível no reservatório, somado a uma série de obras de interligação de represas previstas para este ano, a gestão Geraldo Alckmin acredita ter fôlego suficiente para manter um mínimo abastecimento na Grande São Paulo e ultrapassar o intervalo seco que vai até o final de outubro. Além dessas obras, a Sabesp conta ainda com uma terceira cota da reserva técnica.

DENGUE – O número de casos de dengue quase triplicou em um ano no país. Foram 224 mil de primeiro de janeiro a 7 de março deste ano, contra 85 mil no mesmo período de 2014. Segundo o ministro da Saúde Arthur Chioro, a combinação da alteração do período de chuvas e a mudança no perfil de armazenamento de água devido à crise hídrica estão entre os principais motivos para esse crescimento. Importante: (?) sabe uma das cidades que mais teve crescimento no número de casos? A São Paulo do petista Fernando Haddad…

DÓLAR – O dólar comercial voltou a registrar forte alta nesta quinta-feira. A moeda norte-americana subiu 1,08%, e encerrou o dia negociada a 3 reais e 16 centavos. Este é o maior valor desde 14 de junho 2004. Nesta semana, a moeda já subiu 3,44%, e no mês, 10,7%. No ano, há valorização acumulada de 18,91%.

DESEMPREGO – A taxa de desemprego no Brasil ficou em 6,8% em janeiro, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a Pnad Contínua, divulgados nesta quinta-feira. Em dezembro, o número havia ficado em 6,5%. E, em janeiro do ano passado, em 6,4%. Segundo o coordenador de Trabalho e Rendimento, Cimar Azeredo, a elevação nas duas bases de comparação se deve ao aumento da pressão no mercado, com mais pessoas procurando emprego, e a ocupação que não foi suficiente para absorver esses trabalhadores.

ALTAS – O Banco Central voltou a aumentar a previsão de aumento dos preços administrados (tarifas de serviços públicos) para este ano. Desta vez, foi de 9,3% para 10,7% em 2015. Também subiu muito a previsão para os preços da energia: de 27,6% em janeiro, para 38,3%. Todos esses dados são relativos à ata da última reunião do Copom, o Comitê de Política Monetária, divulgada nesta quinta-feira.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.