Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quinta-feira (01/10/2015)

  • Por Jovem Pan
  • 01/10/2015 19h01

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta quinta-feira (01) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre a troca de mensagens de WhatsApp entre o dono da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa, e um auxiliar seu, que sugere que a contribuição da empreiteira UTC à campanha de Dilma saiu de uma conta-propina. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

MP X LULA – Deputados e senadores de oposição defenderam hoje a abertura de uma investigação sobre a MP 471, que teria sido comprada durante o governo do ex-presidente Lula. De acordo com reportagem do jornal O Estado de São Paulo, escritórios de advocacia foram contratados por lobistas para atuarem em favor da edição da MP, que prorrogava incentivos fiscais de 1 bilhão e 300 milhões de reais por ano para favorecer montadoras de veículos.

UTC – Mensagens em um aplicativo de celular do dono da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa, e de um executivo da empresa reforçam os indícios de que as doações feitas à campanha de reeleição da presidente Dilma estavam relacionadas a pagamentos por contratos que ele detém na Petrobras.

LÓSSIO – O Tribunal Superior Eleitoral daria sequência nesta quinta ao julgamento que pode resultar na investigação das contas de campanha da presidente Dilma, no ano passado. A sessão marcada inicialmente para hoje, no entanto, não ocorreu, pois a ministra Luciana Lóssio, que pediu vista ao processo, não apareceu para trabalhar.

BNDES X LULA – Deputados da CPI do BNDES blindaram nesta quinta o ex-presidente Lula de ser convocado pela comissão. Ele prestaria depoimento sobre sua atuação para facilitar negócios de empreiteiras brasileiras no exterior, por meio de financiamentos do banco de fomento. Um requerimento pedindo a convocação de Lula teve assinaturas suficientes para entrar em pauta na reunião, mas parte delas eram de suplentes, o que fez com que o presidente da CPI submetesse o texto aos presentes.

BENÉ – O Ministério Público Federal denunciou nesta quinta o empresário Benedito Oliveira Neto, o Bené, por peculato e fraude em licitação. Ele responderá também por improbidade administrativa e pode ser obrigado a devolver 2 milhões e 900 mil reais desviados em um contrato com o Ministério das Cidades.

ACRÔNIMO – A Polícia Federal deflagrou hoje mais uma fase da Operação Acrônimo, que investiga irregularidades de campanha e suposto recebimento de propina pelo governador mineiro, Fernando Pimentel. Os agentes fizeram buscas em endereços de pessoas ligadas ao petista em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, entre elas, o presidente da Cemig, Mauro Borges.

LULA X REFORMA – O ex-presidente Lula foi chamado hoje pela presidente Dilma a Brasília para ajudá-la na reforma ministerial e resolver as pendências nas fileiras do PMDB. Antes, ela se reuniu com o vice-presidente Michel Temer. O principal impasse ainda é em relação à oferta do sétimo ministério para o PMDB, a pasta de Ciência e Tecnologia.

HELDER BARBALHO – A presidente Dilma Rousseff ofereceu ao filho do senador Jader Barbalho, Helder Barbalho, a troca do Ministério da Pesca pela Secretaria de Portos na nova composição ministerial.

IRÃ – Tropas iranianas chegaram à Síria nos últimos 10 dias e em breve se unirão às forças do governo sírio e a seus aliados libaneses do Hezbollah para uma grande ofensiva contra insurgentes, apoiada por ataques aéreos da Rússia.

EUA X ATIRADOR – Um atirador deixou ao menos 13 mortos e mais 20 feridos em uma instituição de ensino no Oregon, nos EUA, nesta quinta. O incidente aconteceu no campus da escola profissionalizante Umpqua, em Roseburg. A rede americana de TV CNN informa que a situação está controlada e o suspeito foi detido -jornais locais informaram, posteriormente, que este teria sido morto. A identidade do suspeito não foi revelada até o momento.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.