Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quinta-feira (30/10/2014)

  • Por Jovem Pan
  • 30/10/2014 19h03

No programa Os Pingos nos Is desta quinta-feira, Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos comentaram os principais assuntos do dia. Confira abaixo algumas notícias que foram destaque neste 30 de outubro de 2014.

Em seu “pré-editorial”, Reinaldo Azevedo voltou a tratar da questão das ciclofaixas na capital paulista. Na manhã desta quinta, moradores da Zona Sul protestaram contra a instalação das vias exclusivas para bicicletas.

Em seguida, Reinaldo comentou o debate que se gerou na blogosfera e na imprensa em torno da data e da forma do depoimento do doleiro Alberto Youssef divulgado pela revista Veja no dia 24. (leia e ouça o editorial completo aqui)

Já o destaque de Mona Dorf foi a alta da taxa Selic na quarta e a reação do mercano nesta quinta. A Bolsa valorizou empurrada pelo setor financeiro, como os bancos, e a Petrobras.

O destaque de Patrick Santos foi sobre a Petrobras. A estatal solicitou à Justiça Federal que o ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa responda qual a participação do ex-presidente José Sergio Gabrielli, do ex-diretor de Engenharia e Serviços Renato Duque e do ex-diretor de Internacional Nestor Cerveró no esquema de fraudes, corrupção e propina envolvendo as obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

Pede ainda para ele apontar se as obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) fizeram parte do esquema alvo da Operação Lava Jato e se ele agiu por conta própria ou recebeu ordens para negociar os acordos que elevaram os custos da refinaria para até US$ 13 bilhões.

Outras notícias destacadas no programa foram:

Elías Jaua, vice-presidente setorial, cargo que existe por lá, do Desenvolvimento do Socialismo Territorial da Venezuela e titular do Ministério das Comunas, está em visita ao Brasil. A informação foi trazida pelo jornalista Claudio Tognolli e também está lá no blog do Reinaldo. O governo bolivariano está dizendo que, na visita, foi firmada uma série de acordos, em Guararema, São Paulo, entre o governo venezuelano e o MST nas áreas de treinamento e desenvolvimento da produtividade comunal. Elias falou um pouco sobre esses acordos. Disse o visitante: “eles têm o objetivo de incrementar a troca de experiências e formação para fortalecer o que é fundamental numa revolução socialista, que é a formação da consciência e a organização do povo para defender suas conquistas e seguir avançando na construção de uma sociedade socialista”. Tem uma revolução socialista em curso no Brasil?

O CEO da Apple, Tim Cook, saiu do armário. Em carta aberta publicada na manhã desta quinta-feira no site da revista americana Bloomberg Businessweek, o executivo anunciou: “Tenho orgulho de ser gay”. No texto, Cook garante que não sofre discriminação pela sua escolha sexual. Ele é o primeiro líder entre as 500 maiores empresas do mundo a assumir essa orientação.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.