Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta sexta-feira (24/06/2016)

  • Por Jovem Pan
  • 24/06/2016 16h45

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta sexta-feira (24) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo defendeu que o deputado Jair Bolsonaro seja punido por incitação ao crime de estupro. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

REINO UNIDO – Os britânicos tomaram a decisão histórica de se separarem da União Europeia, o bloco político e econômico que hoje congrega 28 países. O processo ainda precisa passar pelo Parlamento. A negociação da ruptura – o Brexit, fusão das palavras “saída” e “britânica” em inglês – deve levar dois anos. Com os votos dos 382 distritos do Reino Unido apurados, a opção por deixar a União Europeia venceu por 51,9% a 48,1%.

MERCADO X BREXIT – A vitória do Brexit fez os mercados globais desabarem e o dólar ganhar força frente à maioria das moedas. Em Paris, o índice CAC-40 despencou 8,04%; o DAX, de Frankfurt, desabou 6,82%; o índice Ibex-35, da Bolsa de Madri, perdeu 12,35%; em Milão, o FTSE-MIB recuou 12,48%. O dólar comercial chegou a saltar 3,14% contra o real, chegando a quase R$ 3,50, mas acabou perdendo força no decorrer do dia e fechou o pregão com alta de 1,05%, a R$ 3,38.

MERCOSUL – Segundo a coluna Painel, da Folha, Brasil, Argentina e Paraguai não estão dispostos a comparecer à reunião do Mercosul, em Montevidéu, no início de julho. Os países não querem participar da solenidade, pois são contra a posse da Venezuela como presidente do bloco. O trio tenta adiar o encontro, mas o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, não pretende postergar a reunião.

RECOMEÇO – A PF e o MPF deflagraram hoje a Operação Recomeço, que investiga o desvio de recursos da Petros, o fundo de pensão dos funcionários da Petrobras, e do Postalis, fundo dos empregados dos Correios. Foram cumpridos sete mandados de prisão temporária e 12 de busca e apreensão no Rio de Janeiro e no DF. Tiveram as prisões decretadas o ex-diretor financeiro do Postalis, Adilson Florêncio da Costa, e os ex-sócios do Grupo Galileo, Márcio André Mendes Costa e Ricardo Andrade Magro.

LULA X JUSTIÇA – O ministro do STF Teori Zavascki decidiu enviar para a Justiça do Distrito Federal a denúncia contra Lula de que ele estaria envolvido numa negociação para comprar o silêncio e evitar a delação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. O ministro entendeu que a ação é de responsabilidade da Justiça do DF porque a tentativa do crime teria sido praticada em preponderância na capital federal.

TESOUREIRO – O ex-tesoureiro do PT Paulo Ferreira se entregou nesta sexta à Justiça Federal em São Paulo. Ele é um dos alvos da Operação Custo Brasil, deflagrada ontem pela PF. Casado com a ex-ministra Tereza Campello, Ferreira deixou há três dias o apartamento funcional que o casal ocupava em Brasília. Eles tiveram de fazer a mudança após o afastamento de Dilma.

SENADO X CNJ – O Senado recorreu ao STF para anular o mandado de busca e apreensão realizado na casa do ex-ministro Paulo Bernardo, e entrou com uma representação pedindo que o Conselho Nacional de Justiça investigue se o juiz Paulo Bueno de Azevedo cometeu infração disciplinar ao autorizar a ação no apartamento funcional da senadora Gleisi Hoffmann (PT), mulher de Bernardo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.