Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta terça-feira (02/08/2016)
Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta terça-feira (02) em “Os Pingos nos Is”.
Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre os magistrados que são contra o projeto que pune o abuso de autoridade. Saiba mais no editorial completo.
Outros destaques do programa foram:
RELATOR X IMPEACHMENT – O senador Antonio Anastasia (PSDB), relator do processo de impeachment na Casa, apresentou parecer favorável ao impedimento de Dilma Rousseff. No texto, ele afirma que a presidente afastada cometeu um “atentado contra a Constituição”, e considera que houve ilegalidade nos dois pontos que sustentam a denúncia: na abertura de créditos suplementares sem autorização do Congresso e na realização das pedaladas fiscais.
RELATÓRIO – Após a conclusão da leitura do relatório de Antonio Anastasia, o PT e o PDT apresentarão um voto em separado em que culpam o presidente interino, Michel Temer, e o Tribunal de Contas da União pela abertura do processo de impeachment. Os senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Randolfe Rodrigues (Rede) também apresentarão um outro voto em separado em que defendem a inocência de Dilma.
DATA X VOTAÇÃO FINAL – O presidente do Senado, Renan Calheiros, marcou para amanhã uma reunião com os líderes da Casa para discutir o calendário do impeachment. Os parlamentares desejam antecipar em uma semana a votação final do processo, evitando que ela se estenda até setembro. O início do julgamento está previsto para o dia 29 de agosto.
NOTA X RUI FALCÃO – Em nota nesta segunda, o presidente do PT, Rui Falcão, disse “repudiar” a ideia de que o partido teria abandonado a presidente afastada. No texto, ele afirmou que a sigla “reafirma seu compromisso integral na luta pelo retorno à Presidência da companheira Dilma”.
RESTA UM – A PF deflagrou hoje a 33ª fase da Lava-Jato, batizada de Resta Um, que investiga a Queiroz Galvão pelo suposto pagamento de propina a funcionários da Petrobras. A apuração envolve contratos no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, e nas refinarias Abreu e Lima, Vale do Paraíba, Landulpho Alves e Duque de Caxias. Entre os presos estão Ildefonso Colares Filho e Othon Zanoide Moraes Filho, ex-presidente e ex-diretor da construtora, respectivamente.
QUEIROZ X LULA – Segundo o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, a força-tarefa da Lava-Jato está investigando um pagamento de R$ 2,4 milhões ao caixa dois da campanha de Lula à presidência, em 2006. Essa quantia teria sido transferida por um consórcio chamado Quip AS. Liderado pela Queiroz Galvão, a Quip SA tinha contratos com a Petrobras para a construção da Plataforma P-53 e era formado por IESA Óleo e Gás, Camargo Correa e UTC Engenharia.
COTAS – O Ministério do Planejamento publicou hoje novas orientações para órgãos e entidades do governo para verificar se os candidatos que se declaram negros em concursos são mesmo negros. Sobre o método de avaliação, os critérios de verificação da autodeclaração deverão considerar somente os aspectos fenotípicos -a aparência- do candidato. A aferição precisa ser feita obrigatoriamente com a presença da pessoa.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.