Editorial: Protesto avança e caminhoneiros param as estradas do Brasil
No programa “Os Pingos nos Is” desta terça-feira (24), Reinaldo Azevedo trouxe em seu editorial de abertura o protesto de caminhoneiros, que bloqueia as rodovias de dez Estados pelo país.
As regiões afetadas são Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Desde o final da tarde, o protesto de caminhoneiros interdita um viaduto de acesso ao porto de Santos.
O movimento, que começou na semana passada e ganhou força ontem (23), não tem uma liderança unificada e pauta conjunta. A Advocacia-Geral da União ingressou, na noite de segunda, com ações na Justiça Federal em sete Estados, pedindo a suspensão imediata dos bloqueios.
A Justiça já mandou liberar as rodovias no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais. A greve de caminhoneiros já afeta o abastecimento e o litro da gasolina está saindo a R$ 5,00 no Paraná.
As principais queixas dos caminhoneiros continuam sendo o aumento no preço do diesel, dos pedágios e dos valores dos tributos sobre o transporte.
*Ouça o editorial completo no áudio acima
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.