Festival Sundance começa nesta quinta-feira

  • Por Jovem Pan
  • 16/01/2014 10h32

O curta “Gregory Go Boom”O curta “Gregory Go Boom”

Sundance começa nesta quinta-feira (16) vai até o próximo dia 26. Fundado pelo Robert Redford, em 1978, o festival tem foco em novos cineastas e em produções independentes.

Apesar de coisas bastante obscuras e quase que documentais como Web Junkie, de Shosh Shlam e Hilla Medali – que mostra adolescentes viciados em internet que tentam se recuperar internados em boot camps – temos queridinhos do cine pop em empreitadas cult.

A atriz Kristen Stewart, de “Crepúsculo”, estrela “Camp X-Ray”, de Peter Sattler. O papel? Uma jovem militar destacada como guarda na base de Guantanamo Bay, que estabelece laços de amizade com um dos detidos.

O filme “Frank”, de Lenny Abrahamson, tem como protagonista Michael Fassbender. Se bem que não dá muito pra ver a cara da pessoa, já que o longa conta a história de um músico excêntrico que se esconde com uma máscara gigante.

E tem mais figurinhas carimbadas de Hollywood. Em “Cooties”, de Jonathan Milott e Cary Murnion, veremos Elijah Hood. Além disso, o novo do Anton Corbijn, “The Control”, lançado em 2007 que fala sobre o vocalista da banda britânica de rock Joy Division, Ian Curtis. A “Most Wanted Man” é uma adaptação de um romance de John Le Carré, com Philip Seymour Hoffman, de “O Mentor”; Rachel McAdams, de “Dá Tempo ao Tempo”; Willem Dafoe, de “Ninfomaníaca” e Robin Wright, de “Paixões Proibidas”… nem precisa falar da história, né? Que elenco é esse!?  

Tem Kiera Knightley em “Laggies”, de Lynn Shelton, e no filme “Chloë Grace Moretz”, do remake de “Carrie”.

E diz que Mark Rufallo está ótimo em “Infinitely Polar Bear”, de Maya Forbes. Ele interpreta um pai maníaco-depressivo que luta para reconquistar a sua família. Zoe Saldaña, de “Avatar”, também está no elenco.

Entre as curiosidades está “Boyhood”, de Richard Linklater, mesmo de “Antes da Meia-Noite”. O filme narra a vida de um rapaz. Um detalhe importante: teve doze anos de produção, acompanhando o crescimento dos atores de forma realista.
Documentário “Life Itself”, de Steve James fala sobre o lendário crítico de cinema Roger Ebert, falecido em abril de 2013. É um dos tumbs up.

Ah! E tem Nick Cave em “20,000 Days on Earth”, de Iain Forsyth e Jane Pollard. O doc viagem regista o processo criativo de Cave através de uma narrativa fictícia sobre os seus vinte mil dias na Terra.

CURTA PARA VER NA WEB:
Contabilizando quase 1 milhão de views no YouTube, o curta “Gregory Go Boom”, de Janicza Bravo, é protagonizado por Michael Cera. Cera vive um paraplégico em busca do amor… É coisa triste!