Ficando atrás somente do Dia das Mães, Dia dos namorados movimenta o setor de agronegócio

  • Por Jovem Pan
  • 17/06/2016 18h02
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Produção de flôres da agricultura familiar no interior do Paraná. Curitiba, 15/12/2015 Foto: Orlando Kissner / ANPr Orlando Kissner / ANPr / Fotos Públicas Dia dos namorados movimenta mercado de flores

Quem vai dar mais flores no dia dos namorados? O homem ou a mulher?

A pergunta acima parece irrelevante, mas o fato é que as flores continuam sendo a preferência nacional na hora de dar um presente para a namorada ou namorado.

Em número de vendas de flores, esta data só perde para o imbatível Dia das Mães. As famosas rosas vermelhas signifcam 62% das escolhas, orquídeas ficam em segundo.

Segundo pesquisa do professor Hélio Junqueira com o Sindiflroes, a estimativa de crescimento é de 7,8%, comparado com o ano passado. Isso puxado pelo e-commerce e pela crise, que faz das flores um presente mais acessível, comparado com os outros “mimos”.

E quem dá mais flores, afinal? O homem, disparadamente. Quase 85% das vendas são para eles. O mercado deve manter o faturamento do ano passado, crescendo o volume, pois deverá acontecer a substituição das flores importadas, mais caras, pelas nacionais, mais baratas.

Leite UHT
Outro assunto abordado nessa edição de A Hora do Agronegócio foi a alta do leite UHT.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, o litro chegou a R$ 3,22. Segundo o pesquisdor do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada Wagner Hiroshi, a oferta se agravou pois a captação caiu por cinco meses consecutivos. “Essa falta de leite impulsinou os preços”, afirma. “Está acontecendo um desestímulo muito grande ao pecuarista. Ele está num cenário de custo muito elevado, principalmente por conta da ração (…) E também sendo atraído pra atividade de corte”.

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