Acadêmicos do Tatuapé canta as belezas de Paraty no Carnaval 2023

Na reportagem especial da Jovem Pan News o presidente da escola e o carnavalesco deram detalhes do samba-enredo que vai tratar da cidade histórica do Rio de Janeiro

  • Por Jovem Pan
  • 17/02/2023 13h02
  • BlueSky
PAULO LOPES/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Desfile da escola de samba Acadêmicos do Tatuapé Desfile da escola de samba Acadêmicos do Tatuapé, válida pelo Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, em 2018, no Sambódromo do Anhembi

Neste ano, a Acadêmicos do Tatuapé apresentará a história da cidade de Paraty no Desfile das Escolas de Samba de São Paulo. O samba-enredo é composto por uma grande frase: “Do Caminho do Ouro, à Economia Azul. Patrimônio Mundial, Cultura e Biodiversidade. Paraty, a Cidade Criativa da Gastronomia”. Grande também é a sintonia entre Paraty e a agremiação paulistana, conforme contou o prefeito do município carioca, Luciano de Oliveira Vidal: “É uma satisfação muito grande e a gente está muito feliz de estar sendo representado em um Carnaval dos maiores turistas que frequentam a nossa cidade. 70% dos turistas de Paraty vem dos paulistas e paulistanos”. A Acadêmicos do Tatuapé entrará na avenida com quatro carros alegóricos. O abre-alas faz alusão à jazida do mar onde canta a sereia. O segundo mostra a ancestralidade indígena das artes esculpidas pelas mãos. No terceiro carro tem o centro histórico, lendas e gastronomia criativa da chamada “Veneza brasileira”. Por último, a ilustração é do paraíso de belezas naturais, preservação e biodiversidade da cidade.

Serão 20 alas fantasiadas com 2,7 mil integrantes. O carnavalesco Wagner Santos explicou como se deu a inspiração para o enredo: “A gente mostra esse sonho, que durante um ano foi pensado e idealizado para fazer essa linda homenagem que a gente vai fazer para a cidade de Paraty. Está sendo muito prazeroso e honroso fazer essa homenagem para a cidade de Paraty, que é uma cidade muito bonita, muito visitada pelo turismo, tem um famoso artesanato e comidas típicas fantásticas. É um momento mágico para o carnavalesco também, é como se fosse seu filho. Você está colocando ele na avenida e apresentando para todo mundo. É um momento super mágico e super legal”.  Aos 70 anos de história, a Acadêmicos do Tatuapé subiu para o Grupo Especial em 2012 e, desde então, conquistou o vice-campeonato em 2016 e o título de campeã em 2017 e 2018. Em entrevista à Jovem Pan News, Igor Silva, que é um dos presidentes da agremiação, falou sobre as expectativas para o desfile.

“É o trabalho de um ano todo. A gente está com uma expectativa muito boa para o nosso desfile. Lógico que a ansiedade sempre bate, vai aproximando o horário do desfile e vem aquele frio na barriga, que é normal. Mas a gente está bem confiante pelo trabalho que a gente desempenhou durante o ano todo para que a gente possa chegar aqui e apresentar um grande desfile”, declarou o presidente. O compositor do samba-enredo, Fabiano Tennor, também falou sobre o samba da escola neste ano: “A gente começa falando da parte histórica, da parte da escravidão, parte que a gente tem que contar e faz parte da história. Mas a gente conta de uma forma com muita ternura, uma forma mais abstrata. E já vem falando da história daquele lugar maravilhoso, contando todos os festivais, as festas e aquele centro histórico maravilhoso que todo mundo gosta, todo mundo ama e que todo ano atrai milhares e milhares de pessoas para aquele local”. Confira a reportagem completa do especial de Carnaval da Jovem Pan no vídeo abaixo.

*Com informações do repórter David de Tarso

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.